Santa Catarina já colhe os frutos do maior programa rodoviário de sua história. O Programa Estrada Boa, executado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), soma 100 obras em andamento ou concluídas em todas as regiões, com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 bilhões.
Em 2023, um estudo da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), mostrava que 73% das rodovias estaduais eram classificadas como ruins ou péssimas. Hoje, o cenário se inverteu: 80% da malha está em condições boas ou ótimas. A meta é chegar a 100% em situação regular a ótima até o 1º semestre de 2026.
Obras estruturantes em todas as regiões
O pacote de investimentos leva intervenções estratégicas a todo o Estado:
Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.
Via Mar: o futuro corredor logístico
Um dos projetos mais ousados do pacote é a Via Mar, corredor rodoviário de 145 km entre Joinville e a Grande Florianópolis, com seis faixas. Estimado em R$ 7,5 bilhões, será viabilizado por parceria público-privada (PPP) e promete aliviar o tráfego do litoral norte, além de fortalecer a competitividade dos portos catarinenses.
Inovação e sustentabilidade nas estradas
O Estrada Boa aposta em tecnologias modernas:
* Reciclagem a frio de pavimento, que reduz custos e impacto ambiental.
* Asfaltos com polímeros e com borracha reciclada, mais resistentes e sustentáveis.
* Drenagem avançada em regiões de relevo acidentado.
* Trevos modernos, LED e sinalização inteligente para segurança viária.
* Aterros com isopor (EPS), que agilizam obras e reduzem custos.
Rodovias que geram desenvolvimento
Cada quilômetro recuperado ou pavimentado significa mais segurança, qualidade de vida e competitividade econômica. A melhoria da malha reduz custos de transporte, facilita o escoamento da produção e fortalece Santa Catarina como um dos principais polos logísticos do Brasil.