
A Prefeitura de Florianópolis inicia nesta segunda-feira, a demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição. Durante o processo, a navegação entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio ficará totalmente interrompida por até 10 dias, ou seja, até 30 de outubro. A medida vale para todos os tipos de embarcações, inclusive jet skis.
A demolição da antiga ponte marca a fase final da transformação da Lagoa da Conceição, combinando modernização urbana, preservação ambiental e valorização paisagística.
Até dezembro, a região ganhará nova identidade visual e mais qualidade de vida para moradores e visitantes.
Como será feita a demolição
A retirada da estrutura antiga, que deve durar cerca de 20 dias, faz parte das obras de revitalização do entorno da nova ponte, conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
O canal precisará ser fechado porque balsas de apoio serão posicionadas sob o “tabuleiro” (parte superior da ponte) para o depósito do entulho da demolição.
A derrubada ocorrerá em etapas:
– Vão central — remoção do guarda-corpo e da pista de concreto;
– Cabeceiras — destruição dos blocos de fundação e da “cinta de coroamento”.
Duas escavadeiras com rompedores hidráulicos serão posicionadas nas cabeceiras — uma no Centrinho da Lagoa e outra próxima à Avenida das Rendeiras. O material será depois transportado por caminhões para destino ambientalmente adequado.
Atenção aos navegantes
Após o fechamento total, poderão ocorrer interrupções pontuais até a conclusão final da demolição.
A Prefeitura reforça o pedido de atenção à sinalização náutica, para evitar acidentes durante as obras.
Concluída a demolição, a Prefeitura inicia ainda em outubro a construção de novos espaços públicos nas áreas das antigas cabeceiras da ponte:
– Boulevard do Centrinho — deck de madeira com guarda-corpo metálico;
– Praça das Rendeiras — área de convivência e contemplação.
Além disso, estão em andamento as obras da praça ao lado do Restaurante Oliveira, o deck contemplativo próximo ao primeiro boulevard e a revitalização dos passeios na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404).
Avanços já entregues
Em outubro de 2024, foi entregue o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com:
– área de espera coberta,
– sanitários acessíveis,
– bicicletários e controle de acesso.
Ligado ao terminal, um deck de madeira de 100 m² conduz à antiga ponte.
Já em 13 de setembro, o primeiro boulevard da Rua Senador Ivo D’Aquino foi inaugurado, com passeios alargados, acessibilidade e futura instalação de mobiliário urbano privado.
A partir de novembro, a nova ponte ganhará iluminação cênica, semelhante à da ponte Hercílio Luz, com refletores instalados embaixo e no alto dos nove pilares.
A entrega total da revitalização do entorno está prevista para dezembro.
Detalhes da nova ponte
A ponte foi liberada ao trânsito em 22 de agosto, e desde 26 de setembro também recebe ciclistas e pedestres.
Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, conta com:
– duas faixas de rolamento (3,5 m cada),
– ciclovia bidirecional (2,8 m),
– passeios laterais (2,5 m cada),
– guarda-corpo metálico e estrutura em concreto armado.
O projeto busca melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, além de ampliar o vão de navegação — que passou de 9 para 30 metros — e a altura livre, de 1,8 m para 6 m.
Mobilidade e integração
Com a nova geometria, a ponte permitirá conexão entre ciclovias das Rendeiras e do Tilag, criando integração entre modais.
O investimento total é de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado, e possui licenças ambientais e autorizações federais.
Desde 22 de agosto, motoristas seguem nova sinalização viária:
– Quem vem da Rua Henrique Veras e vai para a nova ponte, deve usar a lateral direita da rótula no Centrinho;
– Quem chega das Rendeiras pode seguir à direita para o Canto dos Araçás ou contornar a rotatória rumo ao Shopping Via Lagoa;
– Já quem segue da Henrique Veras ao Canto dos Araçás deve contornar a rótula sem acessar a ponte.













