DEFESA CIVIL: TREINAMENTO SOBRE AÇÕES DE EMERGÊNCIA CONTRA ENCHENTES EM SÃO JOSÉ

Ilustrando cenários de fortes chuvas com consequências de enchentes, exigindo ações imediatas de evacuação, ativação de abrigos coma mobilização de equipes de emergência e socorro à população, a Defesa Civil de Santa Catarina e de São José irão realizar domingo, o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres na cidade.

Os exercícios serão cumpridos, das 8h às 17h, no bairro Sertão do Maruim, para testar e aprimorar a capacidade de resposta da cidade frente a eventos climáticos extremos. Cerca de 60 pessoas estarão envolvidas diretamente na operação, que simulará uma inundação causada por chuvas intensas, com evacuação de áreas de risco, montagem de abrigo e emissão de decretos de situação de emergência.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento, o simulado é fundamental para preparar os órgãos e entidades municipais para possíveis desastres naturais. “A atuação conjunta em treinamentos como esse nos permite aprimorar processos e garantir respostas mais rápidas e eficazes”, afirmou. “A ideia é fortalecer a capacidade do grupo de respostas e das ações coordenadas no município. Isso salva vidas por meio da prevenção”, destacou o coronel Onir Mocellin, coordenador estadual da Defesa Civil.

A base das operações será montada na Escola de Ensino Básico José Matias Zimmermann, localizada no próprio bairro Sertão do Maruim. O evento também contará com reuniões do Grupo de Resposta de Ação Coordenada (GRAC) na sala de situação da Defesa Civil municipal, com presença do prefeito em exercício, Michel Schlemper, secretários e diretores das instituições envolvidas.

Além da Prefeitura de São José e da Defesa Civil municipal, participarão do simulado o Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, SAMU, secretarias municipais e grupos voluntários. O Centro de Logística da Prefeitura, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), também será ativado durante o exercício.

A iniciativa faz parte de uma estratégia estadual para aumentar a resiliência das cidades catarinenses frente aos desastres naturais. Os resultados do simulado serão avaliados e servirão como base para futuros planos de ação e investimentos em prevenção.

Foto: desastre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome