COM INVESTIMENTOS GOVERNO DE SC FORTALECE O PROGRAMA EDUCAÇÃO LEVADA A SÉRIO

Governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, durante a assinatura das ordens de serviço que autorizam investimentos em escolas do Sul de Santa Catarina. (Foto: Leo Munhoz /SECOM)

O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Educação, anunciou nesta quarta-feira (28) um investimento de R$ 11,7 milhões para a reforma e ampliação de duas escolas estaduais localizadas no Sul do Estado. Os recursos serão aplicados na EEM Antônio Gugliemi Sobrinho, em Içara, e na EEB Melchíades Bonifácio Espíndola, em Balneário Rincão.

O anúncio foi feito em Nova Veneza, durante ato oficial que contou com a presença do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, quando foram assinadas as ordens de serviço que autorizam o início das obras. Na ocasião, também foi oficializada a entrega de um veículo escolar para o município..

Educação como prioridade de governo

Ao destacar a importância do investimento, o governador reforçou que a educação é um dos pilares da gestão estadual.

“Estamos investindo pesado na educação porque é com ela que transformamos o presente e o futuro de Santa Catarina. Essas obras vão garantir mais qualidade, conforto e dignidade para nossos estudantes e professores, mostrando que o nosso compromisso com a educação é real e está acontecendo em todo o estado”, afirmou Jorginho Mello.

As ações fazem parte do programa Escola Boa, um dos eixos do movimento Educação Levada a Sério, que busca modernizar e qualificar a rede estadual de ensino.

Içara: nova estrutura e modernização completa

Na EEM Antônio Gugliemi Sobrinho, em Içara, a obra prevê uma reforma completa da unidade. Será construída uma nova edificação de dois pavimentos, com cozinha e refeitório novos, banheiros, biblioteca, dois laboratórios, sala multimídia, além de paisagismo e acessibilidade garantida com a instalação de elevador.

A modernização da infraestrutura elétrica e hidráulica também está entre as prioridades, incluindo a implantação de uma nova subestação e cabeamento, garantindo mais segurança e eficiência para a escola.

Balneário Rincão: ampliação e melhorias no ginásio

Já na EEB Melchíades Bonifácio Espíndola, em Balneário Rincão, os investimentos contemplam a troca da cobertura, a revitalização das redes elétrica e hidrossanitária e a reforma do ginásio esportivo..

Além disso, o projeto prevê a construção de três novas salas de aula, laboratório, banheiros, área coberta e espaços de circulação, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo melhores condições de trabalho e aprendizagem.

Valorização da educação e dos profissionais

Para a secretária de Estado da Educação, os investimentos refletem uma estratégia de longo prazo para fortalecer a base educacional catarinense.

“Com o programa Escola Boa, dentro do movimento Educação Levada a Sério, estamos reconstruindo a base da educação catarinense, sob a forte liderança do nosso governador Jorginho Mello. Cada reforma, cada nova sala ou laboratório representa mais qualidade na aprendizagem e um ambiente escolar que inspira os nossos alunos e valoriza o trabalho dos profissionais da educação”, ressalta a secretária Luciane Bisognin Ceretta.

Educação Levada a Sério: o maior investimento da história

Lançado pelo Governo de Santa Catarina, o Educação Levada a Sério é o maior pacote de investimentos já realizado na área educacional no Estado, com R$ 4,1 bilhões previstos.

O programa é estruturado em quatro eixos principais:

  • Escola Boa
  • Qualifica SC
  • Transforma SC
  • CaTec+

As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região.

Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome