CARNAVAL DE JOAÇABA SE CONSOLIDA COMO OPÇÃO DE TURISMO EM SC COM O TRADICIONAL DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA

Governador Jorginho Mello anuncia investimento de R$ 2,1 milhões para fortalecer a cultura, a tradição e a economia durante o Carnaval de Joaçaba. (Foto: Leo Munhoz /SECOM)

Com a proximidade do Carnaval, destinos para curtir a folia ganham destaque em todo o país. Em Santa Catarina, além das opções tradicionais do litoral, o Meio-Oeste se consolida como referência nacional. Há 47 anos, o Carnaval de Joaçaba figura entre os mais importantes do Brasil e, desde 2024, carrega oficialmente o título de Capital Catarinense do Carnaval.

Tradição que atravessa gerações

A festa se tornou oficial no município em 1979, mas a história do Carnaval joaçabense começou ainda nos anos 1930. A construção da estrada de ferro que ligava Joaçaba a São Paulo trouxe trabalhadores cariocas à região, que disseminaram a cultura do samba e das escolas de samba, criando uma identidade carnavalesca única no interior catarinense.

Hoje, o desfile das escolas Acadêmicos do Grande Vale, Vale Samba e Unidos do Herval, de Herval d’Oeste, é o ponto alto da programação e atrai milhares de visitantes todos os anos.

Evento impulsiona economia e turismo

A festa se tornou oficial no município em 1979, mas a folia já era tradição desde os anos 1930, quando foi feita a construção da estrada de ferro que ligava Joaçaba a São Paulo. Com a construção da via, muitos cariocas vieram trabalhar na obra e trouxeram referências do samba e do carnaval para a cidade do Meio-Oeste.

A realização do Carnaval já faz parte do calendário da cidade e também compõe a projeção de arrecadação da prefeitura. A cada ano o orçamento municipal é pensado levando em conta os ganhos com o Carnaval, que movimenta o turismo da cidade e de Santa Catarina.

Governo do Estado garante apoio financeiro

Para a edição deste ano, o Governo de Santa Catarina confirmou o repasse de R$ 2,1 milhões para a realização do evento. O investimento foi oficializado nesta terça-feira (20) pelo governador Jorginho Mello, durante cerimônia realizada na praça da prefeitura de Joaçaba.

Segundo o governador, o recurso fortalece não apenas a cultura, mas também a economia regional:

“A gente traz esses recursos, que são importantes, na certeza de que além de promover o Carnaval, a cultura e a tradição, também fomentam a economia de Joaçaba e de Santa Catarina. É o retorno em festa e alegria, mas também em emprego, renda e tributos, que alimentam o estado. Então todo mundo ganha e eu estou muito feliz de fazer essa entrega, afinal sou filho da região. Vai ser um grande Carnaval, eu não tenho dúvidas”, explicou o governador.

Desfiles prometem espetáculo na avenida

Cada agremiação conta com pelo menos 700 integrantes que vão desfilar nos dias 14 e 16 de fevereiro na avenida XV de Novembro. No ano passado, Joaçaba recebeu 10 mil turistas de Santa Catarina e de estados vizinhos como o Paraná e Rio Grande do Sul. A cidade já recebeu o título de 3º melhor desfile de escolas de samba do Brasil pela Riotur e pela Associação das Cidades Carnavalescas da América

O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, destacou o impacto regional da festa:

“Fomenta muito o nosso comércio, além de fazer com que as escolas de samba, realmente apresentem um espetáculo à altura da Capital do Carnaval de Santa Catarina, que agora é Joaçaba. Então, a gente tem que agradecer o governador. Esse Carnaval não é único e exclusivamente de Joaçaba, é de toda a região que promove uma festa fantástica aqui, que se compara a muitos carnavais pelo Brasil a fora”, comemora o prefeito.

Investimento garante brilho das escolas

A cerimônia desta terça contou com apresentação das escolas de samba. “Esse aporte financeiro faz com que as nossas escolas possam brilhar na avenida durante o carnaval. Sem esse recurso não estaria acontecendo nada. O carnaval é o ano todo, custa dinheiro, então as escolas precisam. E o governador Jorginho Mello, com a sua sensibilidade, faz com que nós possamos fazer uma grande festa”, garantiu o vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho), Evandro Novak.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome