CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS ETERNIZA LEGADO DO EX-VEREADOR GABRIELZINHO

Centro Legislativo da Capital agora leva o nome de uma das maiores vozes em defesa das pessoas com deficiência.

Uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento oficializou, na tarde desta segunda-feira, a nova denominação do prédio da Câmara Municipal de Florianópolis: Centro Legislativo Vereador Gabrielzinho Meurer. A homenagem eterniza o nome e o legado do ex-vereador Gabrielzinho, que se tornou símbolo de superação e defensor incansável dos direitos das pessoas com deficiência, além de exemplo de compromisso com a transparência no serviço público.

Conhecido como “Gigante” por sua força diante das adversidades, Gabrielzinho teve seu nome eternizado como forma de reconhecimento por sua atuação firme, ética e humanitária. Ele faleceu precocemente aos 39 anos, mas deixou marcas profundas no Legislativo e na sociedade florianopolitana.

“Esse é um ato simbólico, mas a gente sabe o quanto o Gabrielzinho foi incansável. Ele nunca usou da sua condição como escada,  pelo contrário. Fico feliz como presidente e junto aos demais pares em realizar essa eterna homenagem. Quem conheceu o Gabrielzinho, sabe, o quanto querido, o quanto amoroso, o quanto leal, o quanto preocupado com a sua cidade, sua região ele era. Infelizmente muito jovem nos deixou com 39 anos, mas esse legado vai ficar eternizado,”  enfatizou o presidente da Casa, João Cobalchini.

MEMÓRIA VIVA NO CORAÇÃO DA CIDADE

Com o plenário lotado por amigos, familiares, vereadores e autoridades locais, O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto trouxe lembranças da juventude do bairro Sambaqui, onde morou próximo à família Meurer e relembrou que o Gabriel foi vereador que marcou sua trajetória no legislativo da capital.

“Anos mais tarde tive o prazer de conviver esses anos de vice-prefeito e prefeito com ele. A Câmara faz a homenagem justa, pois ele foi um vereador que marcou a época aqui nesta Casa, pela sua seriedade, pelo empenho que tinha ao analisar todas as matérias, pela comissão de orçamento que ele participava, pela parceria que ele estabelecia com o legislativo sempre em prol da cidade. Fica pra gente a lembrança daquele cara fantástico e vai ter seu nome nesta casa. Merecidamente!”, destacou o prefeito de Florianópolis.

SUPERAÇÃO E AMOR AO PRÓXIMO: O LEGADO DE  GABRIELZINHO

Filho de Maurício e Dona Preta, Gabrielzinho enfrentou desde o nascimento desafios de saúde e mobilidade. Mas foi justamente dessas dificuldades que tirou forças para ajudar outras pessoas e levantar bandeiras históricas como o autismo, a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência.

Durante a cerimônia, os pais expressaram gratidão e orgulho:

Seu Maurício e Dona Preta, como são conhecidos carinhosamente por todos que conviveram próximo ao filho,  disseram que a homenagem fortalece o coração e os faz lembrar o quanto foi guerreiro.

“ Só agradecermos a homenagem que a Câmara. As emoções desde o começo da vida dele, desde a dificuldade, até a vitória dele. Desde o nascimento,  o nome dele sempre foi superação. O legado que fica de tudo que ele fez através das coisas que ele fez, o do autismo, dos deficientes. Ele amava o que ele fazia,” relataram os pais.

“O nome dele sempre foi superação. Desde o nascimento. A gente agradece muito essa homenagem, porque ela fortalece o nosso coração e nos faz lembrar de tudo que ele fez. Ele amava o que fazia”, disseram emocionados.

UM SÍMBOLO DE REPRESENTATIVIDADE E  ESPERANÇA

A nova identificação do prédio do Legislativo de Florianópolis não é apenas uma homenagem nominal. É um gesto que ecoa a importância da representatividade de pessoas com deficiência nos espaços de poder e decisão, e reforça o compromisso da cidade com a inclusão.

Com essa ação, a Câmara de Vereadores transforma o espaço institucional em um local de memória, inspiração e continuidade dos valores de Gabrielzinho, que seguem vivos na luta por uma sociedade mais justa e acessível para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome