CÂMARA AVANÇA EM PROPOSTA QUE REFORÇA AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS SOBRE APLICATIVOS DE TRANSPORTE

Comissão da Câmara Federal aprova relatório do deputado Valdir Cobalchini (MDB-SC) que muda regras do transporte individual no país. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o parecer do deputado Cobalchini (MDB-SC) sobre o Projeto de Lei 1498/25, de autoria do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A proposta estabelece que municípios e o Distrito Federal terão competência exclusiva para regular, autorizar e fiscalizar o transporte individual de passageiros — incluindo serviços por aplicativo.

O que muda na legislação

O projeto altera a Lei de Mobilidade Urbana e cria regras e padrões mínimos para o transporte individual, atualmente marcado por normas diferentes em cada cidade.

Entre os principais pontos previstos:
Autorização obrigatória da prefeitura para motoristas de aplicativo
Exigência de cumprimento das mesmas regras da Lei do Taxista, como:
comprovação de idoneidade
capacitação técnica
exames de saúde
uso de veículos seguros e confortáveis

Onde os recursos serão aplicados

O relator reforça que as receitas arrecadadas pelos municípios com taxas, tarifas ou cobranças sobre as plataformas deverão ser destinadas exclusivamente ao sistema de mobilidade urbana, com foco em:
melhorias na infraestrutura viária e de transporte
ampliação dos serviços para áreas sem atendimento
integração com outros modais do transporte público

Papel das prefeituras

Com a proposta, caberá aos municípios definir:
tarifas, observando critérios de modicidade
padrões técnicos dos veículos
direitos e deveres de motoristas e usuários
procedimentos de fiscalização e sanções administrativas

Além disso, as prefeituras poderão cobrar tarifas pelo uso da infraestrutura viária, tanto das empresas quanto das plataformas digitais.

O texto também prevê que 10% das licenças sejam destinadas a condutores com deficiência, desde que utilizem veículo próprio e adaptado às suas necessidades.

Por que o projeto é necessário?

Atualmente, embora a lei já atribua aos municípios a regulação do transporte individual, há grande disparidade nas regras entre as cidades, o que gera:
lacunas regulatórias
insegurança jurídica
conflitos entre taxistas e motoristas de aplicativo

O projeto busca criar diretrizes nacionais uniformes, mas sem retirar a autonomia local.

Próximos passos

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de:
– Viação e Transportes
– Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)

Se aprovada, segue para o Senado.

 

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