
O acesso à estrada que leva ao mirante da Serra da Boa Vista, em Rancho Queimado, foi novamente classificado como ponto crítico da BR-282. Localizado no km 70, o entroncamento é considerado arriscado pela conversão à esquerda, falta de acostamento adequado e fluxo intenso de veículos.
Apesar da gravidade, não há solução de curto prazo para implantação de trevo ou rotatória. O DNIT, em audiência pública realizada na tarde de hoje na Assembleia legislativa, coordenada pelo deputado Junior Cardoso (PRD), informou que uma intervenção definitiva dependerá da duplicação do trecho, cujos projetos devem ser concluídos apenas em 2026.
Santo Amaro: trevos perigosos e risco de acidentes
Em Santo Amaro da Imperatriz, acidentes se multiplicam em locais já conhecidos: trevo da Varginha e trevo da New Time. Para reduzir riscos, a solução emergencial estudada pelo DNIT é a instalação de lombadas de elevação, ouvindo as demandas da comunidade.
O secretário municipal de Trânsito, Luiz Gonzaga dos Santos, destacou que os registros de colisões aumentam ano após ano.
Obras prometidas para 2026: duplicação, terceiras faixas e acessos
O superintendente substituto do DNIT em SC, Amauri Souza Lima, anunciou que estão contratados 13 lotes de projetos entre o km 30 e o km 85 da BR-282, que preveem 20 km de terceiras faixas, 17 novos acessos e inclusão do entroncamento da comunidade de Queimada Grande.
Segundo ele, a previsão é de que os projetos sejam finalizados até fevereiro de 2026, com possibilidade de licitação ainda no primeiro semestre do próximo ano.
Rodovia marcada por vítimas e histórias de dor
O prefeito de Rancho Queimado, Tiago Schultz (PL), ressaltou que a rodovia é palco constante de tragédias. “Todos no município conhecem famílias que perderam parentes em acidentes. Eu mesmo perdi meu irmão há dois anos”, disse.
As condições climáticas agravam o risco: neblina e serração frequentes tornam o tráfego ainda mais perigoso.
Turismo em alta, infraestrutura deficiente
O mirante da Serra da Boa Vista, inaugurado em 2023 com investimento de R$ 5 milhões do governo do Estado, virou um grande atrativo turístico. Só que o sucesso da atração contrasta com o acesso inseguro e precário.
PRF cobra mais educação no trânsito
O chefe da PRF em São José, Leandro Andrade, reforçou que educação no trânsito precisa ser prioridade para reduzir acidentes. Já o vereador Policial Leon (PL), de Santo Amaro, pediu a inclusão de áreas de escape para caminhões, que frequentemente enfrentam superaquecimento de freios nos trechos de serra.
Parlamento promete vigilância
O deputado Junior Cardoso agradeceu o DNIT “por esclarecer o que está sendo feito”, e garantiu que seguirá vigilante, “em parceria com os municípios”. O responsável pela delegacia da Polícia Rodoviária Federal em São José, Leandro Andrade, lembrou que a educação para o trânsito é ponto que também precisa ser incentivado, a fim de favorecer a redução de acidentes.
O vereador por Santo Amaro, Policial Leon (PL), pediu que nos projetos do trecho sejam incluídas áreas de escapes em pontos críticos onde caminhões podem perder os freios em função de superaquecimento