
O governador Jorginho Mello participou, nesta sexta-feira, da solenidade que celebrou os 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis.
O evento foi marcado por homenagens, entrega de condecorações e pela formatura de novos oficiais que reforçarão a corporação em todo o estado.
Em seu discurso, Jorginho ressaltou a relevância da instituição para a sociedade e a projeção nacional do trabalho desempenhado pelos bombeiros catarinenses:
“Santa Catarina tem muito orgulho dos seus bombeiros, que salvam vidas todos os dias e são exemplo de dedicação e coragem. O bombeiro tem a missão mais difícil que é salvar vidas e hoje estamos celebrando o aniversário dessa corporação tão importante para a nossa sociedade. No governo estamos investindo em equipamentos melhores e dando condições mais adequadas de trabalho aos nossos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros”, afirmou o governador.
Compromisso com a vida e a segurança
A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Rogério Pereira Graff, e do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
O comandante destacou o papel essencial da corporação:
“A missão do Corpo de Bombeiros Militar é salvar vidas, proteger o patrimônio e o meio ambiente. E nessas missões cada bombeiro militar, cada bombeira militar, quando saí de casa para assumir um serviço, sai sem saber se ele volta para casa. Eles se comprometeram com a sociedade catarinense a protegê-la e a salvá-la mesmo com o risco da própria vida. Este é nosso dever enquanto bombeiros. Portanto, hoje é um dia de celebração, homenagens e condecorações”, destacou o coronel Fabiano de Souza.
Homenagens que emocionaram
Uma das homenagens mais emocionantes foi a realizada para a menina Lara de Oliveira Pereira, 9 anos, que recebeu a medalha de Mérito Comunitário após salvar a vida da prima de apenas três anos usando a manobra de desengasgo aprendida no Programa Bombeiro Mirim.
Também foram entregues medalhas a militares e civis, além da Comenda Dom Pedro II, concedida ao prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Novos oficiais e renovação da missão
A solenidade também marcou a formatura de 16 cadetes, que foram declarados aspirantes a oficial. O ato simbólico do recebimento das espadas e o tradicional banho de batismo realizado pelo caminhão do CBMSC reforçaram o espírito de celebração e a renovação do compromisso com a sociedade catarinense.