ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SC CELEBRA 50 ANOS DA SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO NACIONAL

Governador Jorginho Melo, vice Marilisa Boehm e autoridades prestigiam homenagem à pasta que representa SC em Brasília. (Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC)

O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm participaram, nesta quarta-feira de uma sessão solene especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para marcar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional (SAN). Criada em 1975, pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis, a secretaria tem como missão ser a voz permanente do Estado em Brasília.

Reconhecimento ao trabalho da SAN

Durante seu discurso, o governador Jorginho Mello destacou a importância da pasta:

“Hoje nos reunimos para celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional. Meio século de história que fez da SAN a voz permanente de nosso Estado em Brasília e hoje liderada pela competente secretária Vânia Franco e pelo timaço que ela comanda”, disse o governador Jorginho Mello.

“Estamos certos que a secretaria tem cumprido sua missão com firmeza e diálogo, buscando recursos, defendendo projetos e abrindo caminhos para que Santa Catarina esteja sempre presente nas decisões nacionais. Uma trajetória consolidada agora com coragem, dedicação e espírito público. Uma justa e merecida homenagem”, complementou o governador.

Homenagem na Alesc

O proponente da sessão, deputado Mauricio Eskudlark, destacou que a SAN se tornou numa secretaria não apenas importante, mas absolutamente indispensável para os destinos de Santa Catarina, funcionando como uma ponte confiável entre os interesses estaduais e as oportunidades disponíveis na capital federal.
“Parabéns, Excelentíssima Secretária Vânia Franco, pela transformação que você promoveu nessa importante pasta. Parabéns, Excelentíssimo Governador Jorginho Mello, pela visão estratégica em valorizar e potencializar esta Secretaria”, destacou o parlamentar.

Os deputados Mauricio Peixer (PL), líder do governo na Assembleia Legislativa, e Sargento Lima (PL), que conduziu a sessão, também ressaltaram a relevância da secretaria.

Peixer apontou a SAN como um ponto de apoio para prefeitos, vereadores e secretários municipais em Brasília. Lima, por sua vez, afirmou que a secretaria tem como característica “levar Santa Catarina para o Brasil e o mundo, mostrando o que temos de melhor”.

Emoção e agradecimento

Visivelmente emocionada, a secretária Vânia Franco agradeceu a confiança do governador e da vice-governadora:

“É com muita emoção e gratidão que celebramos aqui hoje, na Assembleia Legislativa, 50 Anos da Secretaria de Articulação Nacional com uma solenidade tão especial. É meio século de história que traduz a força de Santa Catarina em Brasília, uma trajetória marcada pela defesa incansável de nosso Estado e pelo compromisso com o diálogo, a união e a construção coletiva”, destacou a secretária Vânia Franco que chegou a se emocionar ao encerrar sua fala:
“Governador Jorginho Mello e a nossa Vice Governadora Marilisa Boehm, obrigada por me confiarem essa missão. Vocês são a minha inspiração”, finalizou.

Cultura e memória presentes na solenidade

A cerimônia contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina, que executou a música “Linda e Bela Santa Catarina”, de Ivonir Machado. Também foram exibidos vídeos institucionais relembrando a trajetória da secretaria.

Homenagens e reconhecimentos

Foram entregues placas comemorativas ao governador Jorginho Mello, à vice-governadora Marilisa Boehm, à secretária Vânia Franco e à própria SAN.

Também receberam certificados de reconhecimento colaboradores que marcaram a história da instituição, entre eles:
• Márcia Regina Sbeghen
• Stelamary de Oliveira Nunes
• Roberto Machado Martins
• José Henrique Francisco dos Santos
• Janaína Valdíria Silveira de Freitas
• Jaqueline Marmitt Cardias
• Letícia Marianna Firmo da Silva
• Nohlan Hubertus Scholzel
• Denise Lacerda
• Thyago Vieira Gonzaga

Além disso, cinco ex-secretários da SAN foram homenageados: João Carlos Grando, Neuto de Conto, Selma Westphal, Diego Goulart e Lourdes Coradi Martini (atual secretária adjunta).

Autoridades presentes

Entre as autoridades, além do governador e da vice-governadora, estiveram presentes:
• Danieli Pinheiro, secretária de Governo
• Kennedy Nunes, secretário da Casa Civil
• Luciane Ceretta, secretária da Educação
• Marcelo Mendes, procurador-geral do Estado
• Andreas Eisele, procurador de Justiça
• Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC
Além de servidores, colaboradores e demais representantes de órgãos estaduais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome