
O Parlamento Jovem chega ao fim de sua 34ª edição nesta quinta-feira, quando representantes de oito escolas de Santa Catarina se reúnem para a sessão plenária, a partir das 14 horas na Assembleia Legislativa. Nela, os estudantes irão deliberar sobre os projetos de lei que desenvolveram ao longo dos últimos meses.
Ontem, no segundo dia de atividades, os 40 integrantes do Parlamento Jovem se encontraram com o deputado Julio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa.
O deputado Julio Garcia deu as boas vindas aos estudantes do ensino médio participantes do principal projeto de formação política da Escola do Legislativo deputado Lício Mauro da Silveira:“Aproveitem a estada em nosso parlamento. Sejam todos muito bem-vindos”.
Como funciona o programa
As propostas, que estarão na pauta em sessão plenária amanhã, foram analisadas na quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou todos os textos após sugestões e ajustes feitos pelos relatores.
O processo segue o rito legislativo da Alesc, mas em formato reduzido: a avaliação técnica ocorre apenas na CCJ, e a tramitação é concentrada em etapas pedagógicas.
Deputado Mauro de Nadal conversa com estudantes e incentiva engajamento
Presente à reunião da CCJ, o deputado Mauro de Nadal (MDB) compartilhou sua trajetória na vida pública, relatando experiências na própria CCJ, da qual já foi presidente. Ele encorajou os jovens parlamentares a participarem da política “mesmo sem intenção de se candidatar”.
O parlamentar defendeu a unificação das eleições no país, falou sobre bancadas regionais e o projeto Alesc Itinerante. Também respondeu perguntas dos estudantes, entre elas a de uma deputada que buscava orientações para ingressar na vida política.
“É preciso gostar da atividade, buscar conhecimento e saber articular. Na política, ninguém faz nada sozinho”, afirmou De Nadal.
A professora Luciana Moraes, do Colégio Motivação, agradeceu o contato direto com o deputado:
“Tenho convicção de que esses jovens voltarão para suas cidades com outra visão. O Parlamento Jovem é uma vivência ímpar.”
Como será a sessão final
A sessão desta quinta-feira segue o formato das plenárias oficiais:
- Breves comunicações: estudantes apresentam suas escolas, em muitos casos com vídeos produzidos pelos grupos.
- Horário dos partidos: cada bancada apresenta características de sua região de origem.
- Ordem do dia: deliberação dos projetos que compõem a 34ª edição.
- Explicações pessoais: participantes relatam a experiência de atuar como deputados jovens.
Projetos em debate
Durante a reunião da CCJ, todos os projetos foram debatidos após avaliação dos relatores. Confira os principais destaques:
1. Autonomia financeira para escolas – Palhoça
A bancada do Estudantil João Silveira propôs a criação de um cartão de pagamento para unidades escolares, permitindo mais agilidade e autonomia em pequenos gastos administrativos.
2.Certificação para turismo de aventura – Praia Grande
A Aliança Jovem desenvolveu um projeto para qualificar e regulamentar atividades esportivas ligadas ao turismo de aventura. A motivação veio de uma tragédia recente envolvendo a queda de um balão na cidade, que resultou em oito mortes.
“A ideia é melhorar a segurança e garantir certificação para quem cumpre normas técnicas”, explicou o estudante Bernardo Guimarães.
3.Orientação profissional – Ituporanga
Os parlamentares jovens de Ituporanga apresentaram o Programa Ciclo das Profissões, que aproxima estudantes de profissionais de diversas áreas.
4.Combate à evasão escolar – Planalto Serrano
A bancada da região propôs o Programa Educar para Salvar, focado na permanência dos estudantes na escola.
5.Esporte, cultura e lazer nas escolas – Joinville
O grupo Deveres e Conquistas sugeriu um programa estadual que estimula atividades esportivas (como vôlei, basquete e futebol) e também práticas culturais, como o crochê, para ajudar famílias a gerar renda.
6.Resgate cultural – Fraiburgo
A Frente Popular propôs atualizar a Lei 18.531/2022, ampliando objetivos e nova denominação à Semana do Resgate das Culturas Regionais.
7.Descarte de resíduos eletônicos – Mafra
A Frente Mafrense quer instituir o Dia Estadual de Descarte de Resíduos Eletrônicos, incentivando o descarte adequado e a conscientização ambiental.
8.Estágio em Psicologia Escolar – São Miguel do Oeste
A União da Juventude Popular sugere criar o Programa de Estágio em Psicologia Escolar na rede estadual, para apoiar estudantes em questões emocionais e sociais.
As Representações de Escolas Catarinenses
- Parlamento Jovem do Planalto Serrano, do Colégio Motivação, de Correia Pinto
- União da Juventude Popular, da Escola de Educação Básica (EEB) São Miguel, de São Miguel do Oeste
- Aliança Jovem, da EEB Bulcão Viana, de Praia Grande
- Partido Jovens em Ação, da EEB Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga
- Partido Parlamentarista Mafrense, do Colégio Mafrense, de Mafra
- Partido Deveres e Conquistas, da EEB Presidente Médici, de Joinville
- Partido Estudantil João Silveira, da EEB João Silveira, de Palhoça
- Frente Popular das Periferias, da EEB São José, de Fraiburgo
Perguntas Frequentes
1) O que marca o término da 34ª edição do Parlamento Jovem?
A realização de sua sessão plenária, a partir das 14 horas desta quinta-feira (27), quando as propostas serão deliberadas.
2) O que a bancada de Praia Grande (Aliança Jovem) propôs?
Desenvolveu um projeto que pretende qualificar o processo de certificação para o desenvolvimento de atividades esportivas ligadas ao turismo de aventura.
3) Qual programa a bancada do Planalto Serrano (Correia Pinto) propôs?
Apresentou o projeto que institui o Programa Educar para Salvar, que pretende atuar contra a evasão escolar.













