
A Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, foi homenageada nesta terça-feira com o título de Amiga do Programa Educando Cidadãos. A distinção foi entregue durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção, no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa (ALESC).
A honraria destaca a trajetória da chefe do MPSC, marcada pelo compromisso com a justiça, a integridade no serviço público e a contribuição para a formação cidadã. O título foi entregue pelo presidente da ALESC, deputado Júlio Garcia, e pelo deputado Mário Motta.
União de forças contra a corrupção
Em discurso de agradecimento, Vanessa Cavallazzi destacou a importância do trabalho coletivo entre as instituições:
“Faz com que a gente potencialize o que todas as instituições têm para oferecer à sociedade. Unindo forças a gente pode unir aquilo que de melhor existe de expertise no Ministério Público e com o que de melhor há de alcance de capilaridade da Assembleia Legislativa. Então, hoje é um encontro, na verdade, que traduz aquilo que o estado catarinense quer para si: um lugar de menos corrupção, onde as pessoas respeitem as regras, onde os nossos estudantes, os nossos adolescentes percebam os bons valores que nos conduzem para um lugar melhor”, declarou.
O presidente da ALESC, deputado Julio Garcia, também ressaltou o papel da parceria institucional:
“Eu acho que as instituições têm o dever de ajudar a educar para uma sociedade mais cidadã, uma sociedade melhor. Essa parceria entre o MPSC, a ALESC e outras instituições é fundamental, uma contribuição a mais para que nós tenhamos através da educação o combate à corrupção e a constituição de uma sociedade mais justa e que ela seja realmente cidadã”, afirmou.
Programa Educando Cidadãos
Por mensagem de vídeo exibida no telão do auditório, o Coordenador do Educando Cidadãos no MPSC, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, deu as boas-vindas aos participantes. O Educando Cidadãos conta com a adesão de mais de 60 parceiros, entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas. A iniciativa foi lançada em maio de 2024. Este ano, em maio, o MPSC aderiu ao programa e passou a desenvolver atividades relacionadas, com foco principalmente em difundir o conteúdo pedagógico do programa em todo o sistema educacional, promovendo uma aproximação com a sociedade.
Ética em debate: palestra de Clóvis de Barros Filho
Após a homenagem, o professor e filósofo Clóvis de Barros Filho conduziu uma palestra sobre ética, valores e cidadania.
Com linguagem acessível e momentos de humor, Clóvis destacou que a ética é essencial para a convivência social:
“No combate à corrupção e todo o resto, a ética é um campo do conhecimento pertencente à filosofia, onde cuidamos de como deveríamos agir, sobretudo em função da presença dos demais. Se morássemos sozinhos num planeta, talvez pudéssemos nos permitir muito mais, talvez pudéssemos nos permitir tudo e a nossa liberdade seria absoluta, mas, como estamos em oito bilhões de pessoas no planeta, é inevitável que qualquer espirro, qualquer gesto, qualquer olhar possa trazer consequências danosas para alguém. Por isso, a ética é essa preocupação permanente do coletivo em buscar soluções de aqui e acolá, limitação da liberdade de uns e de outros, do seu agir, do seu fazer, do seu desejar, para que outros possam ter o mesmo quinhão de liberdade”, analisou sobre o tema.
Para o palestrante, a educação e a prevenção, quando trabalhadas com adolescentes e jovens, trazem resultados impactantes. “É imprescindível começar a educá-los cedo, o quanto antes, e a escola é um excelente laboratório de pesquisas éticas, que pode simular situações de convivência, eu diria, na vida real, na cidade, e com isso permitir a discussão de soluções que sejam justas e adequadas”, comentou.
Clóvis de Barros Filho é doutor em Direito e em Ciências da Comunicação, professor, livre docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Também é autor de mais de 20 obras, entre elas o best-seller “A vida que vale a pena ser vivida”, além de ter mais de 15 anos de experiência como palestrante e ser o apresentador do podcast Inédita Pamonha e #PartiuPensar.
Semana Estadual de Combate à Corrupção
A Lei Estadual n. 19.050/2024 prevê que durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção instituições públicas promoverão uma série de atividades como palestras, debates e campanhas, em parceria com entidades privadas.
Entre os objetivos estão aproximar o poder público da sociedade, divulgar o papel do cidadão no enfrentamento à corrupção, apresentar medidas práticas de combate, incentivar a cidadania e a interação política, além de mobilizar comunidades escolares da rede pública estadual em ações educativas voltadas ao tema. A lei prevê, ainda, que o Dia Estadual de Combate à Corrupção deve ser celebrado em 27 de agosto.
O Educando Cidadãos
O programa “Educando Cidadãos” é uma iniciativa catarinense que busca promover uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável no combate à corrupção. Foi lançado em maio de 2024 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e conta com 61 apoiadores engajados, entre órgãos e entidades parceiras. O MPSC aderiu ao programa em maio deste ano.