
O amarelo dá o tom para acionar o alerta vermelho aos pensamentos suicidas com foco para a valorização da vida e da promoção da saúde mental e emocional das pessoas. O Setembro Amarelo marca o mês mundial para a prevenção do suicídio e ecoa a importância da mobilização e do engajamento social para esse distúrbio, que já foi um grande tabu.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina se une ao movimento do Setembro Amarelo com uma campanha inédita: “O que me faz bem”.
A iniciativa estimula servidores a compartilharem, por meio de fotos, momentos de alegria e bem-estar — seja uma viagem especial, o convívio com um pet, encontros familiares ou simples hobbies que trazem boas energias.
Esses registros formarão uma exposição digital que busca promover a reflexão sobre a importância do autocuidado e mostrar como pequenas fontes de alegria fazem diferença no dia a dia.
Números que preocupam
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo. Considerando os casos subnotificados, o número pode ultrapassar 1 milhão.
No Brasil, são cerca de 14 mil casos anuais — em média, 38 por dia.
Em Santa Catarina, os dados mais recentes apontam para um crescimento alarmante entre crianças e adolescentes, com a taxa dobrando entre 2011 e 2022. Até 29 de agosto de 2024, já haviam sido registrados 616 suicídios no estado.
Problema de saúde pública
O suicídio já é considerado um problema de saúde pública, com impactos na sociedade em geral. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
Valorizar a vida é a meta
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2013 pelo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, e desde 2014 é realizada em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) mobilizando parceiros em todo o Brasil. Atualmente já é considerada a maior campanha anti estigma do mundo. A data 10 de setembro marca oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2025, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.
Rede de apoio: você não está sozinho
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, é uma rede de apoio que atua na assistência emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.