ALESC INAUGURA ESPAÇO DA DEMOCRACIA PARA AMPLIAR DIÁLOGO COM A SOCIEDADE CATARINENSE

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), apresenta o novo Espaço da Democracia, ambiente criado para ampliar o diálogo entre o Parlamento e a sociedade catarinense. (Foto Bruno Collaço / AGÊNCIA AL)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deu mais um passo para aproximar o Parlamento da sociedade. Na tarde desta quarta-feira (4), foi inaugurado no Palácio Barriga Verde o Espaço da Democracia, um ambiente moderno, participativo e inovador, criado para ampliar o diálogo entre deputados e cidadãos.

A iniciativa integra o processo de modernização da Casa e amplia as possibilidades de comunicação pública, com foco na produção de conteúdos em áudio e vídeo, estimulando a participação social e o acesso à informação.

“Queremos um Parlamento cada vez mais próximo do cidadão”

Presidente da Alesc, o deputado Julio Garcia (PSD) destacou que o novo espaço é mais uma ferramenta de conexão direta com a sociedade:

“É um ambiente democrático, onde aqueles que desejarem trocar ideias, gravar vídeos ou participar do Parlamento se sentirão acolhidos. Também é um local à disposição dos deputados para suas atividades. O Espaço da Democracia representa o que nós queremos do Parlamento: estar cada vez mais próximo do cidadão, onde todos possam interagir em favor da construção de uma sociedade melhor”, afirmou.

O lançamento contou com a presença de servidores e dos deputados Fernando Krelling (MDB), vice-presidente da Alesc; Emerson Stein (MDB); Pepê Collaço (PP); José Milton Scheffer (PP); Rodrigo Minotto (PDT); Tiago Zilli (MDB); Fabiano da Luz (PT); Volnei Weber (MDB) e Mário Motta (PSD).

Estrutura moderna e localização estratégica

Instalado em uma área estratégica do Palácio Barriga Verde, próximo às salas das Comissões, o Espaço da Democracia chama a atenção pela estrutura contemporânea. O ambiente simboliza valores como transparência, abertura e acesso à informação, que norteiam a atuação do Parlamento catarinense.

Dois estúdios para áudio e vídeo

O espaço abriga dois estúdios permanentes:

  • um destinado à produção de áudio, como podcasts e programas de rádio;
  • outro voltado à gravação de vídeos.

O Espaço da Democracia está disponível para entidades, estudantes, órgãos públicos, associações e imprensa. Neste primeiro momento, a utilização ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

A estrutura inclui mobiliário, iluminação adequada, climatização, tratamento acústico e cenário. Os equipamentos de gravação e a edição dos conteúdos ficam sob responsabilidade exclusiva dos usuários, não havendo disponibilização de equipe técnica por parte da Alesc.

A Casa também não realiza curadoria prévia nem emite juízo de valor sobre os conteúdos produzidos, respeitando a liberdade de expressão, dentro dos limites legais.

Ambiente aberto à sociedade e ao debate público

Concebido para ampliar a participação cidadã, o Espaço da Democracia poderá ser utilizado por deputados, entidades, lideranças, estudantes e profissionais da imprensa, promovendo a troca de ideias e o debate sobre diferentes temas de interesse público.

.Ao criar esse novo ambiente de interação, a Alesc reforça seu papel como Casa do Povo, fortalecendo a comunicação pública e estimulando a participação social em um espaço democrático e transparente.

Parlamentares destacam fortalecimento da democracia

O evento de inauguração, prestigiado por um número expressivo de parlamentares e servidores, destacou como principal ponto a aproximação da Alesc com os catarinenses.

O líder do Partido Progressista, deputado José Milton Scheffer,reconheceu a importância da iniciativa. “Este é mais um gesto da Alesc em direção à sociedade, de modernização e inovação, democratizando a comunicação com equipamentos multimídia. Sem dúvidas, será um instrumento forte de troca de ideias, debates e divulgação de projetos, não apenas da Assembleia, mas também dos municípios e instituições.”

Já o líder do PDT, deputado Rodrigo Minotto, ressaltou o simbolismo do novo ambiente. “A Alesc dá hoje um passo importante para fortalecer a democracia com a inauguração deste espaço. Um ambiente aberto ao diálogo, à participação cidadã e à construção coletiva. Mais do que um espaço físico, ele simboliza transparência, escuta e aproximação entre o Parlamento e a sociedade. Aqui, ideias encontram voz, são ouvidas e a cidadania ganha protagonismo. Democracia se constrói com participação, e este espaço nasce para isso.”

O líder do PT, deputado Fabiano da Luz, ressaltou o fortalecimento da democracia. “É um espaço interessante porque permite que qualquer deputado estadual ou federal, prefeito ou vereador tenha a oportunidade de gravar entrevistas, vídeos e responder perguntas. Quando é um espaço aberto a todos, sem restrições, ele se torna um espaço de democracia real, pura e verdadeira”, afirmou.

O líder do PL na Alesc, deputado Marcius Machado, também destacou o caráter inclusivo do novo espaço. “O Espaço da Democracia ficou um ambiente maravilhoso e inclusivo, que vai possibilitar aos deputados, à comunidade, aos prefeitos, vereadores e lideranças que vierem à Assembleia produzir materiais, realizar publicações, gravar entrevistas e levar ao público tudo o que está acontecendo aqui, além das grandes novidades e dos bons frutos que esta Casa proporciona, seja por meio das emendas impositivas, seja pelos projetos e leis aprovados”, afirmou.

Da memória ao presente: ampliação do conceito democrático

A Alesc já conta com o Memorial da Democracia, ao lado do Plenarinho, dedicado à preservação da memória institucional. Com a implantação do novo espaço, o conceito foi ampliado, integrando memória, comunicação e participação cidadã em um mesmo eixo simbólico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome