O primeiro semestre de 2025 foi de ritmo intenso na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Em um cenário de debates qualificados e participação ampliada, os deputados estaduais realizaram 65 sessões ordinárias e 16 extraordinárias, totalizando a análise de 5.436 matérias legislativas. O número expressivo reflete não só a atividade dos parlamentares, mas também a articulação entre os poderes do Estado, já que parte das proposições veio do Executivo, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Entre os destaques do semestre, 163 proposições — entre projetos de lei ordinária, complementar, decretos legislativos e resoluções — foram aprovadas pelo plenário, impactando diretamente diversas áreas da sociedade catarinense.
A engrenagem legislativa não parou nas sessões. As comissões permanentes da Casa realizaram 179 reuniões para analisar projetos e organizar debates dentro e fora da sede do Parlamento. Além disso, 12 reuniões de frentes e fóruns parlamentares e ações articuladas pelas seis bancadas regionais permitiram maior sintonia com as demandas específicas das diferentes regiões do estado.
O Parlamento também intensificou a participação cidadã com a realização de 37 audiências públicas e 22 seminários e simpósios sobre temas de interesse da população. Sessões solenes e especiais, num total de 26 eventos, prestaram homenagens a personalidades e instituições que contribuem com o desenvolvimento de Santa Catarina.
ALESC ITINERANTE:PARLAMENTO VAI ONDE O POVO ESTÁ
Um dos pontos altos do semestre foi a etapa do programa Alesc Itinerante, realizada nos dias 10 e 11 de junho em São Miguel do Oeste. A iniciativa levou o plenário da Assembleia até o Extremo-Oeste catarinense, permitindo a deliberação de pautas regionais e o acolhimento direto das demandas da população e das entidades locais. A ação reforça o compromisso da Alesc com a descentralização das decisões e a aproximação com as comunidades.
SÍNTESE DO 1º SEMESTRE:
• 5.436 matérias legislativas analisadas
• 163 proposições aprovadas
• 179 reuniões das comissões permanentes
• 37 audiências públicas e 22 seminários/simpósios
• 13 sessões solenes + 13 sessões especiais
• 1 edição do Alesc Itinerante no interior do Estado
• Participação ativa de frentes, fóruns e bancadas regionais