
Em um reconhecimento nacional à sua liderança em governança ambiental, o deputado estadual Mário Motta (PSD) receberá, no próximo dia 21 de outubro, em São Paulo, o Prêmio ESG Summit Brazil, na categoria Governança.
O case vencedor, inscrito pelo gabinete do parlamentar, é o Plano Mendoza, uma iniciativa estratégica que busca ampliar a arborização urbana nos municípios catarinenses e criar rotas verdes que aproximem natureza e cidade. Inspirado na experiência de Mendoza, na Argentina, conhecida como a “Cidade das Árvores”, o projeto já começou a transformar o município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina — o primeiro a aderir à proposta.
Reconhecimento nacional e práticas sustentáveis
O ESG Summit Brazil é um dos principais eventos do país dedicados à promoção de práticas ambientais, sociais e de governança. Em 2025, a premiação reuniu mais de 200 cases de todo o Brasil, e destacou o Plano Mendoza pela abordagem integrada e pelo potencial de impacto estadual.
“Esse prêmio é um incentivo para continuarmos plantando sementes de pertencimento, cidadania e futuro. Queremos levar o Plano Mendoza para cada vez mais cidades catarinenses, que terão como impacto menos enchentes e alagamentos, melhora na qualidade do ar e valorização da paisagem urbana”, destacou o deputado Mário Motta.
Resposta aos desafios do crescimento urbano
O Plano Mendoza surge como resposta ao crescimento urbano desordenado e à falta de planejamento verde em várias cidades catarinenses.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 41% das vias urbanas de Santa Catarina possuem arborização — um índice abaixo da média nacional.
Diante desse cenário, o projeto propõe a criação de comitês interinstitucionais para apoiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, oferecendo suporte técnico, articulação comunitária e parcerias com especialistas.
Benefícios que vão além da estética
Mais do que embelezar as cidades, a arborização urbana melhora a qualidade de vida. As árvores reduzem ilhas de calor, diminuem riscos de enchentes, melhoram o conforto térmico e fortalecem a identidade paisagística dos municípios.
Com essa visão de futuro, o Plano Mendoza coloca Santa Catarina na vanguarda das políticas públicas sustentáveis e reforça a importância da governança ambiental como ferramenta de transformação social.