
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, na noite desta quarta-feira, uma sessão especial em homenagem aos 90 anos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). A iniciativa foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), e reuniu lideranças políticas, gestores públicos e representantes das forças de segurança. Na ocasião, também foram homenageadas diversas personalidades que integram a pasta.
História e legado
Na abertura do evento, um vídeo institucional relembrou a criação da SSP, em 12 de novembro de 1935, pelo então interventor federal Nereu Ramos, sob o nome de Secretaria de Negócios da Segurança Pública.
A produção destacou o papel da pasta na construção de um estado reconhecido pela excelência na segurança pública, que hoje ostenta — pelo sétimo ano consecutivo — o posto de estado mais seguro do Brasil.
O material audiovisual reforçou a mensagem de que a trajetória da SSP é marcada pelo compromisso de “unir esforços, preservar vidas e garantir a ordem”.
Homenagens no plenário
A sessão foi conduzida pelo deputado Jessé Lopes (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública da Alesc, que destacou o trabalho de todos os profissionais da secretaria.
“Saúdo, portanto, nessa grande oportunidade, não só os comandantes das corporações, mas também os soldados, agentes, servidores técnicos e administrativos, todos aqueles que, cada um na sua luta diária, entregam um excepcional serviço público ao estado e nos elevam a esse merecido e glorioso status de um estado seguro e tranquilo para se viver. A todos, os meus maiores e sinceros cumprimentos.”
O deputado Sargento Lima (PL) reforçou o papel da SSP no atendimento ao clamor social por mais segurança:
“Santa Catarina é lâmpada para o Brasil. A nossa força está na manutenção da ordem pública, responsabilidade desta grande secretaria.Elevamos a régua diante do cenário nacional, diante dos outros estados da Federação”, afirmou.
Investimentos e reconhecimento institucional
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. Flávio Rogério Pereira Graff, destacou as diversas iniciativas e boas práticas desenvolvidas para que Santa Catarina continue sendo reconhecida como referência no setor. Entre elas, foram destacadas a política de valorização profissional e os investimentos em equipamentos e tecnologia de ponta.
O gestor, que falou em nome dos homenageados da noite, também destacou o reconhecimento prestado pela Assembleia Legislativa:
“Esse é um daqueles gestos que jamais esqueceremos. Ficará no coração, na memória da SSP, e ainda endossa a relevância do bom relacionamento, da harmonia e da colaboração entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, disse.
Profissionais que fazem a diferença
Representando o Governo do Estado, a vice-governadora Marilisa Boehm, que atuou por quase três décadas como delegada de polícia, ressaltou a importância humana por trás das estatísticas.
“Esta celebração é sobre coragem, entrega e vidas inteiras dedicadas a proteger outras vidas”, afirmou.
Ela encerrou sua fala com um agradecimento aos profissionais da segurança pública:
“Vocês são o alicerce, referência e pilares da confiança catarinense.”
Nesse sentido, ela destacou todos os profissionais envolvidos no setor. “Eu quero encerrar agradecendo cada profissional da segurança pública que investiga, que coordena operações, que analisa dados, que arrisca, que enfrenta e que chega primeiro quando todos se afastam”.
Homenageados:
• Flávio Rogério Pereira Graff – Secretário de Estado da Segurança Pública.
• Coronel PM Emerson Fernandes – Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
• Coronel BM Fabiano de Souza – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
• Ulisses Gabriel – Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina.
• Andressa Boer Fronza – Perita-Geral da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina.
• Coronel PM Jailson Aurélio Franzen – Comandante do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, em São Miguel do Oeste.
• Ênio de Oliveira Matos – Delegado de Polícia de Entrância Especial.
• Ivanio dos Santos – 2º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
• Jackson Bazzi – Perito Criminal desde 1998.
• Elouise Fléride Itália Belloni Bittencourt – Agente de Polícia Civil.
• João Vitor Domingues – Servidor terceirizado.
Perguntas Frequentes
Por que a SSP-SC recebeu uma sessão especial?
Para celebrar os 90 anos da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina e homenagear profissionais que contribuíram para a segurança pública catarinense ao longo das últimas décadas.
Quem propôs e quem conduziu a solenidade?
A sessão especial foi proposta pelo presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), e conduzida pelo deputado Jessé Lopes (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública.
Quem foi homenageado durante a sessão?
Lideranças das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, além do secretário de Estado da Segurança Pública, servidores e colaboradores que integram a estrutura da SSP-SC.
Quais foram os principais destaques das falas das autoridades?
A valorização dos profissionais de segurança, o reconhecimento à trajetória histórica da SSP-SC e os investimentos em tecnologia, equipamentos e boas práticas que mantêm Santa Catarina entre os estados mais seguros do país.
A SSP-SC é referência nacional em segurança pública?
Sim. Foi ressaltado que Santa Catarina é considerada, pelo sétimo ano consecutivo, o estado com a melhor segurança pública do Brasil, resultado do trabalho integrado das corporações e da gestão da SSP-SC.













