ALESC: 86ª SEMANA DA ENFERMAGEM DEBATE SOBRE SAÚDE MENTAL E VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

ALESC: Abertura da 86ª Semana da Enfermagem 2025. (FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL)

Reunindo e debatendo questões sobre desafios da saúde mental dos profissionais de saúde, foi realizada na noite de ontem na Assembleia Legislativa, a solenidade de abertura da 86ª Semana da Enfermagem 2025. Durante a semana, sob iniciativa e coordenação do Conselho Regional de Enfermagem, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, serão promovidas atividades para debater temas que impactam na vida profissional dos cerca de 84 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em Santa Catarina.

Na sessão de abertura, representando o Poder Legislativo, o deputado Vicente Caropreso, que é médico, ressaltou que a importância da categoria é medida por ser a sustentação ao Sistema Único de Saúde: “É um setor que precisa de apoio e de valorização pois dá toda a sustentação ao sistema de saúde. Sem enfermagem capacitada, nós não chegaríamos a lugar nenhum. É um elo entre o paciente, entre o médico, entre as estruturas de saúde”, reconhece o parlamentar, destacando que a enfermagem tem uma atuação de destaque na linha de ação do setor de saúde.

SAÚDE MENTAL

A principal pauta do seminário estará voltada à discussão dos desafios da saúde mental dos profissionais de saúde.
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Maristela Azevedo, observa que “em um cenário de mudanças climáticas e crises ambientais, os impactos na saúde física, mental e coletiva se tornam cada vez mais evidentes, assim como a sobrecarga sobre os profissionais da saúde”.
Ela também aponta que a desvalorização da categoria é uma realidade, onde “os profissionais estão esgotados. Pedem socorro. Eles convivem com assédio, sobrecarga de trabalho, locais insalubres e tem como grave problema a questão econômica, que influi grandemente na qualidade de vida, no lazer e nas suas atividades fora da atividade profissional. Isso impacta sim no desempenho dele enquanto trabalhador”, avaliou .

Maristela Azevedo lembra que os profissionais de enfermagem têm cargas excessivas de trabalho e convivem com baixos salários: “Estamos na luta por melhorias para profissão, por valorização e a saúde mental, no pós-pandemia, ficou bastante abalada”, enfatizando que a saúde mental é hoje um grande desafio.

A cerimônia contou com a presença do deputado Vicente Caropreso (PSDB), da presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Maristela Azevedo, reunindo estudantes e profissionais do setor de todo o Estado.

As atividades que serão realizadas em todas as regiões contam com parcerias de escolas técnicas, cursos de graduação e sindicatos de saúde. Os resultados dos trabalhos serão encaminhados ao Conselho Regional de Enfermagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome