
Agosto começou com um alerta em Florianópolis. A capital catarinense lança amanhã, às 10,30 horas, no gabinete do prefeito Topázio Neto, a campanha Agosto Lilás, com ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A mobilização é promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Política para Mulheres, da Secretaria de Comunicação Social e da gestão municipal.
De acordo com dados mais recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou mais de 1.400 feminicídios em 2024 — média de quase quatro mulheres assassinadas por dia. Em 70% dos casos, os agressores eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
Em Florianópolis, a coordenadoria da Política Pública para Mulheres afirma que a rede de apoio tem avançado, mas ainda encontra desafios.A maioria dos casos acontece dentro de casa, o agressor é alguém próximo. Precisamos romper esse ciclo com prevenção, acolhimento e denúncia segura.
O Agosto Lilás é mais do que um mês de alerta. É um chamado para que a sociedade assuma seu papel no combate à violência de gênero”, disse o prefeito (nome), destacando os investimentos no fortalecimento da rede de proteção e a ampliação de canais de denúncia e acolhimento.