
A Prefeitura de Florianópolis anunciou, nesta quarta-feira, a criação de um novo Espaço Acolher no Norte da Ilha, que será integrado aos serviços do Multihospital projetado para a região. O serviço oferece atendimento humanizado e escuta qualificada a pessoas em situação de violência, nos mesmos moldes da unidade já existente no Sul da Ilha.
A iniciativa foi apresentada durante o lançamento da campanha institucional “Agosto Lilás” na Capital, mês dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA:”ELA PODE SER INVISÍVEL,MAS É DEVASTADORA
Neste ano, a campanha tem como foco a violência psicológica, uma das formas mais silenciosas e difíceis de identificar e que muitas vezes passam despercebidos e podem evoluir para agressões mais graves: “Ao mesmo tempo, queremos garantir que todas as mulheres saibam que existem serviços de acolhimento e apoio disponíveis na cidade. A informação é essencial para romper o ciclo da violência e fortalecer a autonomia de quem está em situação de risco”, afirma Zena Becker, Secretária Executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Interna.
PROGRAMAÇÃO E AÇÕES NAS COMUNIDADES
A campanha Agosto Lilás contará com ações em diversos pontos da cidade ao longo de agosto. Entre os destaques da programação estão:
• Rodas de conversa e palestras sobre relacionamentos abusivos, autodefesa e empreendedorismo feminino;
• Capacitação “Protocolo Não se Cale”, voltada para profissionais do comércio, com orientações sobre como agir em casos suspeitos;
• Atividades nas unidades do CRAS e nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV), com foco em mulheres jovens, idosas, crianças e adolescentes.
Também está prevista uma roda de conversa especial na Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
IMPORTÂNCIA DA REDE DE PROTEÇÃO
Com a ampliação do Espaço Acolher e uma campanha voltada para informar e sensibilizar, a Prefeitura de Florianópolis reforça seu compromisso com a proteção das mulheres e a promoção de uma cultura de paz e respeito.
Além das ações previstas, o Agosto Lilás também reforça os serviços disponíveis durante todo o ano para acolher e proteger mulheres em situação de violência. Entre eles estão o Espaço Acolher do Multihospital, que oferece escuta qualificada e encaminhamento para a rede de atendimento; o CREMV (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que atua com apoio psicológico, social e jurídico; e a Casa de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência Doméstica, que oferece abrigo temporário em local sigiloso, com suporte integral para a reconstrução da autonomia.













