ACOLHIMENTO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL: ESCOLA DE GOVERNO FORMA PRIMEIRA TURMA EM FLORIANÓPOLIS

Primeira turma formada pela Escola de Governo reúne 29 servidores da assistência social, saúde e segurança pública. (Foto/arquivo-ND Mais)

Nesta quinta-feira, 29 servidores concluíram a capacitação sobre abordagem a pessoas em situação de rua, promovida pela Escola de Governo (ENA), vinculada ao Executivo Estadual. A primeira turma do curso reuniu agentes da assistência social, saúde e segurança pública — incluindo Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Secretaria de Ordem Pública e Polícia Militar.

O treinamento multidisciplinar teve como objetivo fortalecer o diálogo entre diferentes setores que atuam com a população de rua, definindo diretrizes conjuntas e qualificando a escuta dos profissionais.

Aproximação e prática em campo

Durante o curso, os participantes tiveram experiências práticas na Passarela da Cidadania, um dos principais espaços de atendimento socioassistencial do município. Lá, puderam compreender melhor as políticas públicas de recuperação e os programas de capacitação profissional oferecidos pela Prefeitura para pessoas que desejam reconstruir seus vínculos e retomar a vida no mercado de trabalho.

Resultados e cooperação entre áreas

Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, a formação reforça a importância da cooperação entre os servidores de diferentes áreas.

“Durante o treinamento, os agentes podem trocar experiências, se capacitar e entender como podem contribuir um com o outro. A GMF conhece melhor as demandas da saúde, assim como o pessoal da Assistência Social e vice-versa. Tudo isso contribui para que o trabalho realizado lá na ponta, de quem está abordando nas ruas diariamente, seja ainda melhor, mais efetivo e resolutivo”, destacou.

Ela complementa que o objetivo é fortalecer o acolhimento e garantir ações eficazes de segurança:

“Dessa forma, a gente segue acolhendo aqueles que querem mudar de vida e mandando pra cadeia aqueles que são bandidos”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome