
Com o registro de temperaturas mais baixas e que devem permanecer pelos próximos dias, a Prefeitura de Florianópolis deu início à “Operação Inverno – Busca Ativa”, uma força-tarefa para garantir acolhimento e proteção às pessoas em situação de rua. A ação é coordenada pelas Secretarias de Assistência Social e de Segurança e Ordem Pública, com foco em abordagem humanizada e atendimento emergencial.
As equipes percorrem as ruas da região central da cidade desde a tarde de ontem, oferecendo transporte, abrigo e suporte social. O ponto de acolhimento principal é a Passarela da Cidadania, preparada para receber quem aceitar o encaminhamento.
“Estamos reforçando nossa capacidade de atendimento com estrutura, transporte, monitoramento e equipes de plantão. O trabalho é coordenado para garantir resposta rápida e apoio total a quem precisa”, destacou a secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
ASSISTÊNCIA HUMANIZADA
As abordagens são feitas conforme diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, com escuta qualificada, orientação, cadastramento e direcionamento para os serviços municipais de assistência e saúde. Nos casos que envolvem conflito com a lei, os encaminhamentos são realizados pelas equipes de segurança conforme a situação apresentada.
Durante as noites e madrugadas mais frias, profissionais permanecem de plantão, com microônibus para transporte e suporte emergencial. A população também pode colaborar acionando o serviço por meio do telefone 153.
Segundo alerta emitido pela Defesa Civil de Florianópolis, a cidade deve enfrentar temperaturas mínimas entre 4°C e 7°C entre terça (1º) e quinta-feira (3), em decorrência da chegada de uma massa de ar frio de origem polar.
Durante períodos de frio intenso, a estrutura da Passarela da Cidadania é reforçada para atender a população com a ampliação de vagas, além das 250 já oferecidas, e equipada com roupas, cobertores e insumos adicionais. Nesta segunda-feira, o acesso ao equipamento ocorre sem horário estipulado, a fim de garantir atendimento a todos que necessitarem de acolhimento.
Diariamente, o local oferece acolhimento noturno, café da manhã, almoço e janta, acesso à higiene pessoal, espaço para higienização de roupas, atividades socioeducativas e capacitações.