
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Ibirama nesta terça-feira, para acompanhar as ações de recuperação após a forte chuva de granizo que atingiu o município. Durante a visita, ele conferiu os trabalhos de vistoria e a entrega de mais de duas mil telhas às famílias que tiveram as casas danificadas.
O governador relatou casos como o de dona Ema, costureira que teve o telhado completamente perfurado:
“As telhas da casa dela estavam todas furadas. E as novinhas chegaram em menos de 24h. Estamos aqui em Ibirama não só para ver o estrago do granizo e garantir que as famílias recebam o apoio que precisam para recuperar suas casas, mas também para olhar para um futuro com mais proteção”, explicou o governador.
A ação emergencial visa garantir que as famílias possam reconstruir seus lares com celeridade e segurança. O governador esteve acompanhado do secretário de Proteção e Defesa Civil, Mario Hildebrandt, além de técnicos da Defesa Civil estadual, que prestaram todo o apoio ao município.
Planejamento para prevenção de desastres
Além do atendimento imediato, o governador reuniu-se com representantes da administração municipal para discutir medidas de prevenção e obras estruturantes que reduzam os riscos de futuros desastres naturais.
Ele destacou que, além de reparar os danos causados pelo granizo, o Estado pretende fortalecer a capacidade de resposta e proteção da população em eventos climáticos extremos.
Investimento em contenção de encostas
Jorginho Mello confirmou ainda a liberação de R$ 2.259.505,03 para obras de contenção de encostas nas Ruas Blumenau e Guarani, vias secundárias, mas estratégicas para a mobilidade local. As áreas vêm sofrendo erosões e deslizamentos que comprometem a segurança da população, especialmente em períodos de chuva intensa.
“Essa obra de contenção é fundamental. É um investimento de mais de dois milhões de reais que garante a segurança da população, a integridade do patrimônio e, principalmente, a tranquilidade de quem precisa passar por aqui no município,” ressaltou Jorginho Mello.
Obra: muros de gabião para conter erosões
A solução técnica definida pelo governo é a construção de muros de gabião, estruturas reconhecidas pela eficiência, durabilidade e boa drenagem.
A obra beneficiará diretamente moradores, produtores rurais e visitantes, protegendo a plataforma da via e garantindo trafegabilidade segura mesmo em períodos de forte instabilidade climática.













