GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR CATARINENSE

Iniciativa reúne seis eixos de atuação, com foco na formação, saúde mental e valorização salarial dos docentes. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM GOVSC)

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou nesta quarta-feira, o Programa de Valorização do Professor Catarinense. A iniciativa contempla seis eixos de atuação voltados à formação, qualificação, bem-estar e reconhecimento profissional dos educadores da rede estadual.

“A Educação é um dos focos principais do nosso Governo e viabilizar um programa desses, que valoriza o professor e que vai impactar a vida dessas pessoas de tantas maneiras, é de grande importância e de uma satisfação enorme. Cuidar da educação é cuidar do futuro de Santa Catarina”, destaca o governador Jorginho Mello.

O Programa de Valorização do Professor Catarinense representa um investimento estratégico no fortalecimento da educação pública, integrando políticas de formação, saúde mental, valorização profissional e segurança nas escolas.

Entre as ações do programa estão o Incentivo à Formação Acadêmica Docente, a criação da Escola de Formação de Professores, a Valorização Salarial e Estímulo Financeiro, a Valorização dos Professores Temporários (ACTs), o Programa Acolher Professor SC, voltado à saúde mental, e o Programa de Combate à Violência contra o Professor.

“Trata-se de um programa que inclui ações para a valorização dos professores, cuidadosamente estudadas para serem colocadas em prática. Estamos contentes junto com todo o time da Educação e com o apoio do nosso governador Jorginho Mello, temos a possibilidade de anunciar uma iniciativa que fará a diferença para todos os profissionais da rede estadual”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Incentivo à Formação Acadêmica Docente

O Estado vai ampliar o acesso dos professores à formação continuada, retirando o limite de 20 anos de serviço para a dispensa em cursos de mestrado e doutorado. Haverá ainda a oferta do dobro de vagas de anos anteriores.

Outras medidas incluem, a dispensa parcial de carga horária para docentes efetivos matriculados em cursos reconhecidos pela Capes/MEC, remuneração integral mantida durante o período de formação e critérios transparentes em edital anual.

Escola de Formação de Professores de Santa Catarina

Na Escola de Formação de Professores, os profissionais terão formações iniciais, continuadas e permanentes. Trata-se de um programa próprio que apoiará os professores na formação pedagógica em serviço, buscando qualificar ainda mais a prática docente.
“A escola vai proporcionar formações completas que irão capacitar nossos professores em diversos âmbitos, contribuindo diretamente para a evolução em suas carreiras. As expectativas são as melhores possíveis”, explica a secretária.

A iniciativa já está sendo implementada neste segundo semestre, com a formação da equipe de especialistas formadores que atuarão na Secretaria de Estado da Educação (SED). O processo formativo desta equipe, dos núcleos pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e dos professores da rede que atuarão como orientadores também já está em andamento.

Em fevereiro de 2026, haverá a formação para todos os professores da rede e durante o ano letivo o foco estará na formação dos professores de Língua Portuguesa, Matemática e da Educação Especial. As formações acontecerão em serviço, de forma presencial, e serão realizadas por meio de metodologias inovadoras, tecnologias educacionais, educação inclusiva, gestão escolar e práticas pedagógicas contemporâneas.

Valorização Salarial e Estímulo Financeiro

O programa prevê o pagamento de uma gratificação de R$ 3 mil para docentes que atingirem metas de qualificação e desempenho.
Além disso, o Governo aplicará 100% dos recursos do Fundeb na folha de pagamento do magistério, fortalecendo o compromisso com a valorização salarial.

Valorização dos Professores Temporários (ACTs)

Os professores temporários terão maior estabilidade e previsibilidade. A partir de 2026, a manutenção da vaga por mais um ano letivo estará garantida, desde que mantidas as condições de contratação.
Também haverá incentivo para ampliação da carga horária na mesma escola.

Acolher Professor SC — saúde mental e apoio psicológico

O Acolher Professor SC promoverá o cuidado com a saúde mental dos docentes, com atendimento em rede e suporte especializado.
O programa contará com 40 psicólogos atuando em todo o estado, num sistema de fluxo de acolhimento e acompanhamento dos professores.

Combate à Violência contra o Professor

Entre as principais ações estão: sensibilização de estudantes e famílias para o respeito ao educador, acolhimento e proteção aos professores vítimas de violência e egistro e encaminhamento de ocorrências contra agressores.

Novos Concursos e Expansão do Quadro

Ainda em 2025, o Governo realizará a convocação de mais de quatro mil profissionais aprovados em concurso público.
Para 2026, estão previstos novos concursos para o magistério e para o quadro civil da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome