A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios catarinenses, inicia nesta segunda-feira, a Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos.
A ação vai até o fim do mês e terá o Dia D de mobilização nacional em 18 de outubro (sábado), quando os postos de saúde permanecerão abertos para atender a população. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas.
Salas de vacinação abertas em todo o estado
Durante a campanha, todas as salas de vacinação estarão em funcionamento. Os profissionais de saúde vão avaliar as cadernetas e aplicar doses em atraso, conforme o calendário nacional.
Entre as vacinas disponíveis estão as que protegem contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV, entre outras.
Reforço contra doenças já controladas
A gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Fialho, destaca a importância da atualização vacinal:
“A iniciativa é uma oportunidade para recuperar as coberturas vacinais que sofreram queda nos últimos anos para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas”, destaca Arieli.
Orientações para o Dia D
No Dia D, 18 de outubro, pais e responsáveis devem procurar as Secretarias Municipais de Saúde para se informar sobre locais e horários de atendimento.
A SES reforça a importância de levar a caderneta de vacinação, para que os profissionais avaliem quais imunizantes precisam ser aplicados.
Prevenção contra o sarampo e HPV também faz parte da ação
Diante do risco de reintrodução do sarampo, Santa Catarina mantém ações de intensificação, como a aplicação da dose zero e a busca ativa de não vacinados.
A população de 12 meses a 59 anos também poderá receber a vacina contra a doença durante a campanha.
O diretor da DIVE, João Augusto Fuck, explica que a estratégia vai além da atualização infantil:
“Além de crianças e adolescentes, a campanha vai oportunizar a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV para a atualização destas vacinas, de qualquer pessoa da idade recomendada, que o esquema vacinal não esteja em dia”, reforça o diretor da DIVE.
HPV: resgate até 2025
Os municípios catarinenses também vão oferecer a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos até dezembro de 2025, garantindo que mais pessoas estejam protegidas contra o vírus.














