ALESC APROVA PROJETO PARA ATUALIZAR LIMITES ENTRE MUNICÍPIOS CATARINENSES

Nova legislação padroniza critérios e traz mais segurança jurídica. (FOTO: Daniel Conzi/Agência AL)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei (PL) 249/2025, que cria um procedimento para corrigir e aprimorar a delimitação dos limites municipais no estado, em conformidade com a Lei Estadual 13.993/2007.

A proposta prevê a padronização dos memoriais descritivos, seguindo normas estaduais e federais. O objetivo é garantir qualidade, consistência e interoperabilidade das informações geográficas, além de facilitar o acesso e a utilização dos dados tanto por órgãos públicos quanto pela sociedade.

Regras para alterações nos limites

Entre as condicionantes estabelecidas pelo projeto estão:

*          concordância dos municípios envolvidos;

*          aprovação de leis municipais sobre o tema;

*          abaixo-assinado com adesão de mais de 50% dos moradores da área afetada.

As solicitações deverão ser analisadas pela Comissão de Assuntos Municipais da Alesc, que poderá elaborar projeto de lei sobre as mudanças propostas, a ser votado no plenário.

Modernização da legislação

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Tiago Zilli (MDB), afirmou que a medida atualiza a legislação estadual ao incluir novas tecnologias de georreferenciamento, garantindo precisão na definição dos territórios.

Segundo ele, a mudança vai proporcionar segurança jurídica, melhoria nos serviços públicos e redução de conflitos locais. “Santa Catarina tem 150 casos de municípios que querem regularizar seus limites”, destacou Zilli.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome