ECONOMIA CATARINENSE CRESCE 5,5% E LIDERA RANKING NACIONAL NO 1º SEMESTRE DE 2025

Estado é o que mais cresce no Brasil e se destaca com alta nos setores de indústria, comércio e serviços. (Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC)

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 5,5% entre janeiro e julho de 2025 e colocou o estado, mais uma vez, como destaque nacional. O percentual ficou acima da média brasileira, de 2,9% no período, e demonstra a pujança e competitividade da economia de Santa Catarina. Os dados foram apurados por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB),

“Força do povo catarinense é motor do crescimento”, diz governador

O governador Jorginho Mello comemorou os números e destacou que o desempenho é reflexo da solidez econômica do estado e da dedicação de seus trabalhadores.

“O desenvolvimento de Santa Catarina é impulsionado por sua indústria, agronegócio e turismo, mas a verdadeira força do estado é o espírito trabalhador do seu povo. Prova disso é o crescimento na abertura de empresas e a menor taxa de desemprego do mundo”, afirmou.

SC lidera ranking nacional de crescimento

O desempenho de Santa Catarina (5,5%) se iguala ao do Pará. Logo atrás aparecem Paraná (5%), Goiás (4,7%), Espírito Santo (3,9%) e Bahia (3,4%). O crescimento do Brasil foi puxado principalmente pela agropecuária, mas ainda assim ficou bem abaixo da média catarinense.

Investimentos em infraestrutura, energia e segurança reforçam resultados

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o sucesso catarinense é explicado pela diversidade e qualidade da produção local, somados a investimentos estratégicos do governo.

“Produzimos com qualidade e inovação. Além disso, os robustos investimentos em infraestrutura, energia e segurança fazem diferença e impulsionam esse resultado positivo”, destacou.

Indústria, comércio e serviços em alta

• Indústria: crescimento de 5,3% nos últimos 12 meses, segundo maior índice do país, frente a 1,9% da média nacional.
• Comércio: alta de 5,2%, contra 2,5% no Brasil.
• Serviços: avanço de 5,6%, também acima da média nacional de 2,9%.
• Turismo: expansão de 8,2%, superando o índice brasileiro de 6,2%.

Panorama regional do crescimento econômico (jan-jul 2025)

• Centro-Oeste: +6,7%
• Sul: +3,5%
• Norte: +3,5%
• Nordeste: +2,1%
• Sudeste: +1,7%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome