SANTA CATARINA INICIA A PRIMAVERA COM FRIO, SOL E RISCOS DE TEMPORAIS

Massa de ar seco e frio avança pelo estado, derruba temperaturas e mantém risco para agitação marítima e alagamentos costeiros (Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / SECOM)

Depois de um fim de semana marcado pela instabilidade, a segunda-feira trouxe mudanças no clima em Santa Catarina. O afastamento da frente fria deu lugar a uma massa de ar seco e frio, que derrubou as temperaturas e trouxe, aos poucos, melhora nas condições do tempo.
A primavera começou oficialmente às 15h19 (horário de Brasília) e se estende até 21 de dezembro, marcada pelo retorno das chuvas frequentes e volumosas, que elevam naturalmente o risco de temporais no estado.

Queda de temperatura e ventos fortes

A noite desta segunda e a manhã de terça-feira devem ser as mais frias desta transição, com mínimas de 5°C a 10°C no Grande Oeste e Planaltos, podendo ser ainda menores nos pontos mais altos da Serra. No Litoral, as temperaturas ficam entre 10°C e 15°C.
Os ventos do quadrante Sul também se intensificam, com rajadas entre 50 e 70 km/h e picos acima, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar fica agitado, com ondas de 2 a 2,5 metros e picos de até 3,0 metros em alto mar, favorecendo alagamentos costeiros em cidades como Florianópolis e Itajaí.

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira, a circulação marítima mantém a possibilidade de chuva fraca nos extremos do dia no Litoral. Já no fim de semana, uma nova frente fria se aproxima do estado, trazendo instabilidade, especialmente no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Defesa Civil em alerta

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforçou o monitoramento 24 horas durante o fim de semana, quando as previsões de tempo severo se confirmaram. Temporais intensos atingiram o Oeste, com estragos provocados por granizo, chuva forte e vendavais.
Até o meio-dia desta segunda, 25 municípios registraram danos. Três deles – Barra Bonita, Entre Rios e Rio Negrinho – decretaram situação de emergência e já recebem itens de assistência humanitária. Outros quatro municípios avaliam decretar emergência diante dos prejuízos.

Primavera 2025: o que esperar

O 232º Fórum Climático Catarinense, com participação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC), prevê redução das precipitações em outubro e novembro, com volumes abaixo da média, sobretudo no Grande Oeste.
Sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña, a tendência é de temperaturas próximas à normalidade:

Manhãs amenas e tardes mais quentes que no inverno.
* Possibilidade de frio fora de época.
* No Grande Oeste, episódios de calor acima da média devido a períodos mais secos.

Resumo: A primavera começa em Santa Catarina com temperaturas em queda, ventos fortes e mar agitado. Defesa Civil acompanha os estragos do fim de semana e alerta para novos episódios de instabilidade no próximo fim de semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome