Na próxima quinta-feira, a Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, em Florianópolis, será palco das Feiras Regional e Municipal de Matemática e da Feira Municipal do Conhecimento.
Ao todo, 39 trabalhos serão expostos por estudantes de 17 instituições, entre escolas municipais, uma estadual e até a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação acontece das 9h às 12h e das 13h às 15h30, com o objetivo de socializar práticas pedagógicas e teóricas nas áreas de Matemática, Ciências e Linguagens.
A organização é da Secretaria Municipal de Educação da Capital.
Conhecimento em prática: combate ao mosquito e robôs culturais
Na Feira Municipal de Conhecimento, 13 escolas municipais apresentarão 23 atividades.
Entre os destaques:
EBM Maria Conceição Nunes (2º ano): “Ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti”, com estudo prático de armadilhas para captura e monitoramento da população do transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Escola do Futuro da Tapera (8º ano): “ROBOI de mamão: tradição, cultura e robôs”, projeto que uniu estudantes do Clube de Ciências com a turma de Engenharia Eletrônica do IFSC para construir robôs inspirados no folclore do Boi de Mamão.
As produções serão avaliadas em categorias como anos iniciais, anos finais, educação infantil e professor, levando em conta critérios de comunicação, qualidade científica, relevância social, criatividade e originalidade.
Matemática em sons e formas: Monocórdio e Triângulos
Já nas Feiras Regional e Municipal de Matemática, 16 trabalhos de sete instituições disputarão vagas para a etapa estadual.
Duas propostas chamam a atenção:
EBM Costa de Dentro (5º ano): “MONOCÓRDIO: o que a música nos ensina sobre frações”. Os alunos construíram instrumentos musicais para compreender conceitos matemáticos de multiplicação e divisão aplicados a frações.
EBM Albertina Madalena Dias (6º ano): “Da existência ao teorema: um estudo no mundo dos triângulos”, explorando aspectos históricos, estruturais e matemáticos desse polígono.
Sete trabalhos serão selecionados para a Feira Estadual de Matemática, marcada para os dias 5, 6 e 7 de novembro em Pouso Redondo.
Critérios de avaliação e categorias
Nas feiras de Matemática, a comissão julgadora analisará:
Comunicação oral e escrita
Domínio do conteúdo
Qualidade científico-social
Relevância científica e social
As categorias em disputa incluem: anos iniciais, anos finais, educação especial, ensino superior e professor.