
O tema “Saúde, respeito e inclusão: todas as pessoas merecem ser valorizadas em sua trajetória” norteou a 7ª edição do Seminário Estadual de Prevenção e Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa em Florianópolis.
O encontro foi promovido pelo Parlamento catarinense, liderado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência pela por proposição do seu presidente, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), com a colaboração da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC), e reuniu representantes das 198 Apaes do Estado, profissionais da saúde, pacientes e familiares.
Segundo a Feapaes-SC, as instituições atendem 33 mil alunos por ano com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Parlamentares reforçam compromisso com a inclusão
A abertura contou com a presença dos deputados José Milton Scheffer (PP) e Rodrigo Minotto (PDT), além da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FEEC), Jeane Rauh Probst Leite, e da vice-presidente da Feapaes-SC, Janice Krasniak.
Em um vídeo, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou a importância do encontro, que para ele simboliza a força do movimento apaeano. “Esse encontro busca fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e à promoção da saúde para todas as pessoas. Um encontro que incita ao diálogo, à troca de experiências para a promoção da saúde, respeito e inclusão”, pontuou.
O deputado José Milton Scheffer reforçou que saúde, educação e inclusão são pilares de uma sociedade mais justa. Já Rodrigo Minotto ressaltou que o seminário reafirma a missão das Apaes na construção de uma sociedade inclusiva.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência amplia relevância
A realização do evento durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ampliou sua visibilidade, promovendo reflexão sobre direitos, desafios e avanços em políticas públicas.
A vice-presidente da Feapaes-SC, Janice Krasniak, classificou o seminário como ação estratégica para fortalecer políticas de prevenção e inclusão.
Já a presidente da FEEC, Jeane Rauh Probst Leite, destacou a relevância de iniciativas como o Programa Prevenir, que alerta a sociedade e propõe novas ações.
Programa Prevenir ganha destaque na programação
Abrindo os trabalhos, o fisioterapeuta Jean Marcos Baumer, com formação em equoterapia pela Ande Brasil e em Pediasuit protocol, apresentou o tema “Contextualizando o Programa Prevenir e Relatos de Experiências”.
Baumer ressaltou que o programa busca reduzir índices de deficiência com ações preventivas e educativas, como palestras, peças teatrais e conteúdos digitais.
Ele informou que, desde 2021, o programa busca, por meio da prevenção primária e intervenção precoce, diminuir os índices de deficiências, como as intelectuais, protegendo crianças em risco e promovendo a inclusão social. Dados da OMS indicam que cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas com medidas simples. “A prevenção sempre é o melhor caminho.”
Criado em 2021, o Programa Prevenir atua com prevenção primária e intervenção precoce, protegendo crianças em risco e incentivando a inclusão. Segundo a OMS, 70% das deficiências poderiam ser evitadas com medidas simples.
“A prevenção sempre é o melhor caminho”, frisou o especialista.
Ao longo do dia, o seminário promoveu debates sobre protagonismo da pessoa com deficiência, saúde e educação, reforçando o papel das Apaes e do Parlamento catarinense na construção de um estado cada vez mais inclusivo.