OAB/SC: FLORIANÓPOLIS RECEBE IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSO CIVIL

Evento celebra 10 anos do novo CPC e reúne mais de 2,6 mil participantes no CentroSul na Capital. (Foto: Eduardo Tarasca Edição anterior)

A OAB/SC realiza de amanhã até sexta feira em Florianópolis, um dos maiores encontros jurídicos do país: O IV Congresso Brasileiro de Processo Civil, promovido pela OAB/SC em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). O evento já conta com 2.600 inscritos e promete debates de alto nível sobre os rumos do Direito Processual brasileiro.

Ao longo de três dias, advogados, magistrados, professores e estudantes terão acesso a nove espaços simultâneos de programação, com 240 palestrantes e mais de 80 painéis. A proposta é reunir as principais mentes do Direito Processual brasileiro para analisar desafios atuais, perspectivas futuras e o papel do Código de Processo Civil no fortalecimento da Justiça.

O CPC como pilar do sistema de Justiça

“O CPC é, sem sombra de dúvidas, a lei mais importante depois da Constituição Federal, pois regula o funcionamento do Poder Judiciário”, afirma Pedro Miranda, coordenador científico do congresso e presidente da CAASC.
Segundo ele, em um país com alta judicialização — onde, em média, cada cidadão possui ao menos um processo — é essencial revisar e aprimorar constantemente o sistema para torná-lo mais lógico, eficiente e justo.

Santa Catarina no protagonismo jurídico nacional

“Este congresso já se consolidou como uma referência nacional no estudo e debate do Direito Processual. O novo CPC trouxe avanços essenciais para a advocacia e para a Justiça e é uma grande honra termos os profissionais de Santa Catarina mais uma vez como referência, construindo debates de vanguarda”, afirma o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.

Abertura com grandes nomes do Direito

O congresso será aberto em 13 de agosto, às 19h, com o painel “Balanço de 10 anos”, reunindo figuras de destaque:
• Cassio Scarpinella Bueno (PUC-SP), p Fredie Didier Jr. (UFBA), liderança no debate legislativo do novo CPC
• Teresa Arruda Alvim (PUC-SP), relatora do novo CPC
• Paula Costa e Silva (Universidade de Lisboa), com visão comparada internacional
• Pedro Miranda (UFSC), coordenador científico;

Nos dias 14 e 15 acontecem dezenas de palestras que abordam princípios do CPC na prática, arbitragem, mediação, inteligência artificial, normas fundamentais, inventário, entre diversos outros assuntos que competem ao Código de Processo Civil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome