GRUPO DE ESTUDANTES DE FLORIANÓPOLIS AVANÇA EM COMPETIÇÃO NACIONAL DE TECNOLOGIA

Yasmin e professora Jussara, tendo atrás Evellyn ,Geovanna, Vitória e Yohana.

A equipe As Meninas Digitais HMZ, da Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino de Florianópolis, foi selecionada para a segunda etapa da competição Meninas na Tecnologia, promovida pela UFSC campus Joinville.

O evento reuniu 131 equipes de três estados brasileiros, sendo 76 do ensino médio e 55 do ensino fundamental. A escola da Prefeitura Municipal é a única representante de Florianópolis entre as 38 equipes do ensino fundamental classificadas para a próxima etapa.

Estímulo para meninas nas ciências exatas

A iniciativa busca fortalecer uma rede nacional que conecta instituições do Sul, Norte e Nordeste para incentivar o interesse, ingresso, formação e permanência de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

O projeto é uma parceria entre a UFSC, a Universidade Federal do Pará e o Instituto Federal do Piauí.

Origem da equipe

As Meninas Digitais HMZ nasceram de uma parceria com o projeto Meninas Digitais da UFSC – campus Florianópolis e a Rede Nacional de Ciência, Engenharia e Computação (RENACEE/CNPq), que conecta instituições e amplia a presença feminina na tecnologia.

Quem são as representantes da Capital

A equipe é formada pelas estudantes:
• Evellyn Elisha Santos de Lucas e Geovanna Rafaely Sá Dias – 8º ano
• Vitória Gabriela dos Santos, Yasmin dos Santos Ishizaka Nogueira e Yohana Lorrany Santos da Cruz – 9º ano

A coordenação é da professora de Matemática Jussara Brigo. Para chegar à segunda etapa, as participantes desenvolveram atividades de programação e linguagem digital.

Desafio final: solução prática com eletrônica

Na última fase, cada equipe receberá um kit com arduíno – plataforma que combina hardware e software para criar projetos eletrônicos.

O desafio será resolver um problema proposto pela organização, usando criatividade e conhecimentos adquiridos. A equipe vencedora receberá premiação especial, ainda não divulgada.

Tecnologia como ferramenta de empoderamento

Para a professora Jussara Brigo, o projeto é fundamental para potencializar a presença de meninas na tecnologia, estimulando o aprendizado em lógica de programação, criação de projetos e conhecimentos sobre componentes eletrônicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome