
A rede estadual de ensino de Santa Catarina está passando por uma transformação. A Secretaria de Estado da Educação (SED) iniciou a distribuição e instalação de novos aparelhos de ar-condicionado em unidades escolares de todas as regiões, com prioridade para as escolas com maior número de estudantes.
Nesta primeira etapa, as escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Florianópolis, Blumenau, Criciúma e Itajaí já receberam os equipamentos. Além disso, o governo estadual está investindo em modernização elétrica completa das escolas para viabilizar a climatização — incluindo troca de fiação e até construção de subestações de energia, quando necessário.
“A gente está instalando ar-condicionado nas escolas e estamos fazendo isso já no inverno para garantir que quando o calor volte os aparelhos estejam instalados. E não tem sido simples. Boa parte das escolas não tinha capacidade elétrica para instalação. Então estamos trocando toda a fiação das unidades. Teve escola que precisamos construir até um tipo de subestação de energia para aguentar. Não vamos parar até toda sala de aula ter ar-condicionado”, ressalta o governador Jorginho Mello
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, destaca que “o objetivo é oferecer aos nossos estudantes espaços cada vez mais adequados para que tenham as melhores condições para o desenvolvimento do aprendizado. A climatização das salas de aula é uma das missões do governador Jorginho Mello, e estamos com nossas equipes dedicadas a consolidar esse padrão nas escolas de todas as regiões de Santa Catarina”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
De acordo com o diretor de administração da SED, Cristiano Brum, todas as salas da rede estadual serão equipadas após as reformas elétricas:“Estamos garantindo que as condições de conforto e bem-estar estejam presentes em cada ambiente escolar, beneficiando alunos e professores.”
A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Santa Catarina com a qualidade da infraestrutura escolar, garantindo ambientes seguros, tecnológicos e propícios ao desenvolvimento educacional em todo o estado.