
Fortalecer o mandato, valorizar a política local e aproximar os parlamentos municipal e estadual. Com esses objetivos, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu nesta quarta-feira o encontro “Mandato em Ação”, reunindo vereadores de diversas regiões do estado no auditório Antonieta de Barros. O evento foi organizado pela Secretaria de Apoio às Câmaras Municipais (Seac) e contou com grande participação de representantes municipais.
A solenidade contou também com a presença do presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), dos deputados Napoleão Bernardes (PSD), Tiago Zilli (MDB) e Volnei Weber (MDB), além do presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Na abertura do evento, o deputado Julio Garcia ressaltou o trabalho executado pela Seac e citou a interação entre parlamentares e sociedade como fundamental para o Poder Legislativo.
“As assembleias, em momentos passados, apenas deliberavam sobre projetos e fiscalizavam os governos. Agora a interação com a sociedade é muito maior”, afirmou. “Acredito que essa presença dos vereadores e vereadoras na Assembleia Legislativa para se capacitarem para o exercício do seu mandato é fundamental. É a Assembleia Legislativa prestando mais um serviço à sociedade, desta vez através das nossas vereadoras e vereadores”, concluiu Julio Garcia.
DEPUTADOS RELEMBRAM TRAJETÓRIAS
O tom emocional tomou conta quando os deputados Napoleão Bernardes e Volnei Weber relembraram seus primeiros passos na vida pública como vereadores.
“Sei bem onde aperta o calo. Fui vereador e essa vivência me ajuda até hoje como deputado”, afirmou Bernardes. “O mandato municipal é transformador. Ele muda a vida das comunidades e, é justamente por isso, que a Assembleia Legislativa tem um olhar tão especial em relação ao fortalecimento dos mandatos parlamentares dos municípios e uma atenção muito especial em relação aos vereadores”.
Já Volnei destacou a coragem necessária para se lançar na política: “Colocar o nome à disposição nas urnas é um ato de entrega. Vivi isso em 2008, quando fui eleito vereador em São Ludgero. A missão é representar o povo, acima de qualquer bandeira partidária”.
O deputado Tiago Zilli compartilhou, com bom humor, as dificuldades enfrentadas nas redes sociais durante sua gestão como prefeito de Turvo. “Teve uma vez que me criticaram tanto por causa de um redutor de velocidade que pensei em largar tudo. Mas seguimos em frente”, brincou. Ele parabenizou a Alesc e a Seac pelo evento, que considera essencial para fortalecer os parlamentos locais: “Esse encontro valoriza o mandato e qualifica os vereadores para servir melhor à comunidade”.
“MAIS AÇÃO, MENOS DISCURSO”
O presidente da Fecam, Topázio Neto, trouxe uma provocação aos presentes: mais ação, menos discurso. Fenômeno nas redes sociais, especialmente no “Tik Tok”, ele enfatizou que o eleitor quer resultados, não promessas vazias.
“O jovem percebe muito mais rápido: percebe se você não é sincero, se você tá ali se passando por uma coisa que não é, se está exagerando nas coisas”, afirmou, acrescentando que o foco dos detentores de mandato deve ser a solução de problemas e não pronunciamentos em reuniões.
“O segredo é estar presente na cidade. Ninguém quer ver discurso na Câmara, falando por cinco minutos sobre um projeto de lei que o prefeito mandou. É bobagem. Não tem nada a ver com isso. Foquem na solução dos problemas. Se você tem um problema e resolveu, para lá e conta de que maneira você ajudou a resolver. Se você é vereador ou prefeito, como é que você resolveu? Pessoas querem ver isso”.
SUPORTE DA ALESC: FUNDAMENTAL
O encontro do Seac foi elogiado por vereadores catarinenses que lotaram o auditório desde o início da manhã. Neri Xavier dos Santos, de Criciúma, destacou que a Assembleia Legislativa promoveu uma troca de experiências necessária para o fortalecimento das câmaras municipais. “A gente está amparado pelo Poder Legislativo estadual, o que nos deixa muito satisfeitos”, pontuou.
Na opinião de Vinícius Ramos, vereador em São José e vice-presidente da União de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), o suporte oferecido pelo Seac faz toda a diferença para os parlamentares em primeiro mandato, o que impacta diretamente no cotidiano do cidadão.
“Esse apoio técnico que a Seac vem disponibilizando na Assembleia, juntamente com a parceria da Uvesc, é muito importante para a gente conseguir construir um Legislativo mais capaz, envolvido em todas as causas e pautas da sociedade”, completou.
Durante todo o dia, os parlamentares municipais acompanharam palestras que abordaram temas como oratória, relações com imprensa, imunidade parlamentar e redes sociais no mandato.
Realizaram palestras os profissionais Anderson Silva, que abordou o tema “relações com imprensa”, Cláudia Bressa (imunidade parlamentar), Lucas Borges (redes sociais no mandato) e Giovanna Pedroso (oratória e conexão com a comunidade).
SEAC: PROJETO DE REFERÊNCIA
ONa avaliação da secretária geral da Assembleia Legislativa, Marlene Fengler, a primeira ação da Secretaria de Apoio às Câmaras foi um sucesso. Na opinião dela, o Seac se tornará uma referência para, em parceria com a Escola do Legislativo, qualificar os vereadores e aproximar municípios e o Parlamento catarinense.
“Temos mais de 60% dos vereadores em primeiro mandato e que demandam essa qualificação. E é por isso que estamos trabalhando a questão da comunicação como uma ferramenta de validação do trabalho, de aprimoramento enquanto representantes do povo e usando a comunicação como uma ferramenta de transparência”, afirmou. “Quem vota numa pessoa quer saber o que ela está fazendo. E saber se comunicar e entender a importância da comunicação faz toda a diferença na vida de um vereador.”
A Assembleia Legislativa, já há algum tempo, vem fazendo um trabalho de aproximação com a sociedade. Trazer os vereadores, fortalecer o mandato, oferecendo a eles oficinas, trabalhos como formação na área de oratória, são formas de executar essa aproximação com a sociedade”.