Para celebrar os 55 anos da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu uma sessão especial na noite de ontem. A solenidade reuniu lideranças políticas, empresariais e comunitárias do Oeste catarinense, com o objetivo de resgatar a trajetória da instituição e valorizar sua contribuição histórica para o desenvolvimento regional.
Proponente da homenagem, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) destacou o papel fundamental da Unochapecó na consolidação do ensino superior na região. “A Unochapecó, que passou por diversas transformações desde a Fundeste, é a principal instituição do nosso município de Chapecó e teve papel essencial na expansão do ensino superior em todo o Oeste catarinense. Vivenciei todas essas fases e considero fundamental reviver e valorizar essa memória”, afirmou.
Na abertura da sessão, Carminatti apresentou ainda toda a história do ensino superior na região, citando nomes de lideranças que tiveram papel fundamental no processo de instalação da universidade em Chapecó, como o reitor Santo Rosseto e a professora Eli Maria Bellani. “O que nós queremos com a Sessão Solene é resgatar a história, expor as dificuldades, os desafios da garantia do ensino superior, mas também focar na importância que tem o ensino, a pesquisa e os programas de extensão para toda a nossa região”, completou.
A deputada Luciane Carminatti entregou a homenagem ao presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, ao vice Ivonei Barbiero e ao reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, que destacou a “caminhada incrível” da instituição nas últimas cinco décadas.
“Estamos comemorando 55 anos de uma caminhada incrível de desenvolvimento, uma instituição que já formou mais de 45 mil estudantes, que vem agora investindo em relação à inovação e transformação da região”, afirmou.
“Nos sentimos muito felizes em receber essa homenagem da Assembleia Legislativa. A universidade vem conquistando resultados incríveis, sendo a primeira instituição mais inovadora de Santa Catarina, a nona instituição empreendedora no país. Temos 2.580 instituições no Brasil e conquistar o nono lugar é um motivo de muita alegria.”
Também foram homenageadas instituições como a Câmara e Prefeitura de Chapecó e de São Lourenço do Oeste, a Associação Catarinense de Entidades Educacionais (Acafe), o Conselho Estadual de Educação, a Fapesc, o Centro de Memória do Oeste de SC, funcionários da universidade e o fundador da Fundeste, Plínio Arlindo de Nês (in memoriam).
HOMENAGEADOS
Prefeitura municipal de Chapecó
Prefeitura municipal de São Lourenço do Oeste
Câmara municipal de vereadores de Chapecó
Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)
Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina
Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó
Plínio Arlindo de Nês (in memoriam), fundador e primeiro presidente da Fundeste
Plínio Seidler, docente com 50 anos de vínculo com a unidade
Nadir Isabel Brancher Facci, coordenadora acadêmica, técnica administrativa com 49 anos de vínculo
Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc)
Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina
Hospital Regional do Oeste (HRO)
Hospital Unimed Chapecó
Consórcio Interfederativo de Saúde (Cis-Amosc)
Instituto de Educação Popular Dom José Gomes
Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste
Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, presidente da Fundeste
Ivonei Barbiero, vice-presidente da Fundeste
Claudio Alcides Jacoski, reitor da Unochapecó
José Alexandre de Toni, vice-reitor da Unochapecó
Andréa de Almeida Leite Marocco, pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão da Unochapecó
Gilberto Luiz Agnolin, reitor da Unochapecó no período de 2002 a 2008
Odilon Luiz Poli, reitor de 2008 a 2016