SC: TEMPESTADE NO OESTE DEIXA RASTRO DE DESTRUIÇÃO E FORÇA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ABELARDO LUZ

Após vendaval, governo de SC mobiliza força-tarefa para atender famílias desalojadas. (Foto: Thiago Kaue / SECOM)

O município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, foi duramente atingido por um evento climático severo na madrugada desta segunda-feira. Rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h, causaram estragos em pelo menos 92 construções e deixaram 11 pessoas desalojadas, forçando o município a decretar situação de emergência.

Em resposta imediata, o governador em exercício Francisco Oliveira Neto, esteve na cidade e se reuniu com o prefeito Nerci Santin para avaliar os danos e coordenar ações de apoio. “Queria registrar aqui a pronta resposta do município, do Estado, e de todos os setores que atuaram para minimizar os danos do que aconteceu aqui. Enaltecer o atendimento humanitário, que é a primeira etapa, e toda a estrutura da Defesa Civil que atuou e está atuando para minimizar os efeitos do que ocorreu.

Segundo a Defesa Civil, o episódio foi causado por uma linha de instabilidade, fenômeno que forma um corredor de nuvens de tempestade com alto potencial destrutivo. Em Abelardo Luz, os ventos chegaram a 80 km/h, com relatos isolados de rajadas superiores. A chuva intensa — 20 mm em apenas 20 minutos — provocou alagamentos pontuais.

O Corpo de Bombeiros Militar de SC contabilizou mais de 300 atendimentos, beneficiando cerca de 250 famílias. As ações incluíram remoção de árvores e entulhos, liberação de vias, avaliação de riscos estruturais e instalação de lonas emergenciais — 70 ocorrências foram registradas até o fim da tarde.
Entre os bairros mais afetados estão Alvorada, Aparecida, Centro, Santa Luzia e comunidades do interior. Cerca de 2 mil metros de lona foram distribuídos com o apoio de voluntários.

OUTRAS CIDADES ATINGIDAS

Além de Abelardo Luz, outros municípios da região, como Xaxim, São Domingos, São Lourenço do Oeste e Passos Maia, também sofreram danos. Em Descanso, uma microexplosão foi identificada após análise técnica da Defesa Civil, fenômeno caracterizado por correntes de ar violentas e descendentes que provocam ventos devastadores em área concentrada.
Foram registradas, até o fim desta tarde, mais de 70 ocorrências, envolvendo, principalmente, corte de árvores e desobstrução de vias. Durante o dia, também foram distribuídos cerca de 20 rolos de lonas emergenciais (com 100 metros cada), que beneficiaram as famílias com casas atingidas por infiltrações e destelhamentos. As instalações foram feitas em conjunto entre as equipes do CBMSC, a Defesa Civil e moradores voluntários.

FRIO, GEADA E CHANCE DE NEVE

Após a passagem da frente fria, uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar avança rapidamente sobre Santa Catarina. Ao longo da tarde desta segunda-feira, 23, e na madrugada de terça-feira, 24, as temperaturas devem cair de forma acentuada, trazendo sensação de frio extremo em todas as regiões do estado.

O risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia, congelamento de pistas nas áreas de maior altitude e risco para a agropecuária.

A combinação do ar frio com os resquícios de umidade da frente fria cria uma pequena, porém possível, chance de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, especialmente entre a noite de segunda, 23, e a manhã de terça-feira, 24, nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio-Oeste e parte do Oeste.

Além disso, há condições para formação de geada ampla e intensa, com destaque para a possibilidade de geada negra, fenômeno ainda mais severo para a agricultura, que ocorre quando a vegetação sofre congelamento sem formação visível de cristais de gelo, geralmente associado a ventos fortes e ao ar muito seco e frio.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina continua acompanhando em tempo real os desdobramentos dos eventos meteorológicos, atualizando informações e emitindo alertas à população. A recomendação é que a população acompanhe os canais oficiais da Defesa Civil e ative os alertas gratuitos, enviando seu CEP por SMS para 40199.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome