GOVERNO DE SC AVANÇA NA CHINA PARA TIRAR DO PAPEL FERROVIA ENTRE REGIÕES DO INTERIOR E PORTOS

Comitiva catarinense, liderada pelo governador Jorginho Mello, intensifica agenda ferroviária em missão à China. (Foto: Divulgação / SECOM)

A missão internacional do Governo de Santa Catarina à China avança com foco estratégico em infraestrutura logística do estado. Neste final de semana, o governador Jorginho Mello liderou uma série de encontros com gigantes chinesas da indústria ferroviária, com o   objetivo de atrair tecnologia e parcerias que viabilizem a retomada do transporte sobre trilhos no estado.

Neste domingo, comitiva catarinense visitou a sede da CRRC, uma das maiores fabricantes globais de trens, vagões e sistemas ferroviários. Reconhecida por fornecer composições ao metrô de São Paulo, a companhia apresentou ao governador soluções modernas para o escoamento de cargas — um gargalo histórico da logística catarinense.

“Ferrovia não é uma obra a curto prazo. Mas precisamos começar agora. Estamos atuando em duas frentes: uma linha conectando o interior, onde está a nossa produção, até os portos; e uma ferrovia paralela à Via Mar, no Litoral, criando uma alternativa ao tráfego rodoviário. Isso vai fortalecer nossa competitividade e reduzir custos logísticos”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Os projetos em análise incluem uma linha férrea voltada ao transporte de grãos e proteína animal produzidos no Oeste catarinense até os portos do Litoral, além de uma nova ferrovia que acompanhe o traçado da Via Mar, interligando os principais terminais portuários do estado — Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba.

Ontem, a agenda oficial levou a comitiva à sede da Power China, referência mundial em infraestrutura pesada, incluindo construção de ferrovias, hidrelétricas e rodovias. Na reunião, foram debatidas possibilidades técnicas e operacionais para a implantação das linhas ferroviárias em Santa Catarina, com foco em viabilidade, financiamento e modelos de concessão.

Com a iniciativa, o governo estadual pretende dar um salto estrutural para destravar gargalos logísticos e garantir mais eficiência na exportação da produção catarinense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome