GOVERNO DE SANTA CATARINA MOBILIZA FORÇAS DE SAÚDE E SEGURANÇA APÓS TRAGÉDIA COM BALÃO EM PRAIA GRANDE

Acompanhado pelos secretários de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e da Segurança Pública, Flávio Graff, o governador em exercício Oliveira Neto reforçou compromisso do Estado com o apoio às vítimas, aos familiares e às investigações. (Foto: Leo Munhoz /SECOM)

O governador em exercício de Santa Catarina, Francisco de Oliveira Neto, esteve neste domingo no município de Praia Grande, no Sul do Estado, onde se reuniu com autoridades locais e estaduais para acompanhar de perto os desdobramentos do trágico acidente com um balão de ar quente ocorrido na véspera. A queda deixou oito mortos e 13 feridos.

Acompanhado pelos secretários de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e da Segurança Pública, Flávio Graff, Oliveira Neto reforçou o compromisso do Governo do Estado com o apoio às vítimas, aos familiares e às investigações. “Desde o primeiro momento, estive em contato com o governador Jorginho Mello. Foi decretado luto oficial de três dias e mobilizamos todas as estruturas estaduais para oferecer atendimento, acolhimento e respostas rápidas à sociedade. É um trauma para a cidade, para a região, para Santa Catarina”, destacou.

INVESTIGAÇÃO DE ALTA TECNOLOGIA

Durante a reunião, o secretário Flávio Graff atualizou o andamento das investigações. A Polícia Civil já instaurou inquérito e trabalha com apoio da Polícia Científica, que está utilizando scanners 3D para digitalizar a área do acidente. “Vamos eternizar o local do acidente para que possa ser revisitado quantas vezes forem necessárias. Todos os elementos serão levantados com rigor técnico”, afirmou.

Após a reunião na prefeitura, a comitiva estadual visitou o Hospital Nossa Senhora de Fátima, responsável pelo primeiro atendimento a parte das vítimas. Cinco pacientes deram entrada com ferimentos leves, mas em forte abalo psicológico.

O governador em exercício elogiou o trabalho da equipe de saúde e reforçou o papel essencial da rede pública em momentos de crise. “O acolhimento humanizado e ágil fez toda a diferença. Estamos aqui para expressar solidariedade e garantir que o Estado está presente em todas as frentes”, afirmou.

O balão levava 21 ocupantes, resultando em oito mortos e 13 feridos. Destes, cinco foram atendidos no Hospital Nossa Senhora de Fátima com ferimentos leves, mas apresentando grande abalo psicológico. A equipe da unidade atuou prontamente, oferecendo cuidados clínicos “Atuamos integralmente com a parte clínica e de saúde mental, que esteve ao lado dos pacientes até que todos estivessem liberados com segurança física e emocional”, detalha o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves.

VÍTIMAS FATAIS

Também hoje, a  Polícia Científica divulgou a lista oficial com o nome das oito vítimas fatais da tragédia ocorrida em Praia Grande.Os corpos foram identificados por meio do trabalho de perícia. Outros 13 ocupantes do balão sobreviveram ao acidente. Cinco pessoas que necessitaram de atendimento médico foram atendidas no Hospital de Praia Grande.

CORPOS IDENTIFICADOS

  • Leandro Luzzi, 33 anos
  • Andrei Gabriel de Melo, 34 anos
  • Leane Elizabeth Herrmann, 70 anos
  • Janaina Moreira Soares da Rocha, 46 anos
  • Everaldo da Rocha, 53 anos
  • Juliane Jacinta Sawicki, 36 anos
  • Leise Herrmann Parizotto, 37 anos
  • Fabio Luiz Izycki, 42 anos

A Polícia Civil já trabalha com uma linha principal de investigação: a suspeita é que um incêndio tenha começado no próprio cesto do balão, possivelmente causado por um maçarico que não fazia parte da estrutura original da aeronave, conforme relato de mais de um dos ouvidos pelo delegado, que investiga o caso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome