SANTA CATARINA CANTA 2025: MÚSICA POPULAR BRASILEIRA É DESTAQUE NA 2ª EDIÇÃO

Governador Jorginho Mello: "Nós estamos fazendo a segunda edição porque a primeira foi um sucesso absoluto"; *Foto: Eduardo Valente / GOVSC)

O Festival Santa Catarina Canta está de volta e maior do que nunca. Com o tema ‘Música Popular Brasileira’, a 2ª edição do festival foi lançada na manhã de hoje, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello. A sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) ficou lotada de convidados e autoridades que puderam conferir as novidades do festival para esse ano.

“Nós estamos fazendo a segunda edição porque a primeira foi um sucesso absoluto. O Santa Catarina Canta é um festival com a cara de Santa Catarina, da família catarinense, e a cada edição, a gente revela talentos, valores”, disse o governador Jorginho Mello.

O lançamento da 2ª edição do Santa Catarina Canta marca o início de uma jornada musical que vai percorrer todas as regiões do Estado, promovendo talentos e homenageando diferentes gêneros musicais do país.

Nesta edição, o festival mantém as duas categorias principais — infantojuvenil (de 8 a 15 anos completos) e geral (a partir dos 16 anos) — e realizará 23 seletivas regionais na primeira etapa, com apresentações ao vivo em diferentes cidades catarinenses. As inscrições gratuitas devem ser feitas até o dia 6 de junho exclusivamente pelo site santacatarinacanta.com.br, onde também está disponível o regulamento completo.

SUCESSO ESTÁ DE VOLTA

Para a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Maria Teresinha Debatin, essa segunda edição repetirá o sucesso da primeira. “Queremos ouvir os artistas que amam cantar e encantar o público com sua voz. Temos certeza que vamos encontrar mais uma vez belíssimas vozes pelo Estado, resultando num grande sucesso, como a do ano anterior”, afirma.

A Camerata Florianópolis assina a produção geral do Santa Catarina Canta. “É com grande alegria e um profundo senso de gratidão que iniciamos hoje mais uma edição dessa extraordinária iniciativa, idealizada por nosso governador Jorginho Mello. O objetivo do festival segue firme: gerar oportunidades para nossos artistas; dar visibilidade, reconhecimento e respeito; e suprir a todos estes com a melhor estrutura e suporte para que todos possam mostrar seus trabalhos da melhor forma”, comenta o maestro da Camerata Florianópolis, Jeferson Della Rocca.

MPB EM PAUTA

Referente ao novo tema do Festival, o maestro faz um convite: “Continuam sendo bem-vindos nossos cantores especialistas em música sertaneja, mas agora todos que desejarem participar interpretando as diversas vertentes da MPB, como samba, samba-canção, bossa nova, pagode, música regionalista, agora podem participar”.
“Fazer um festival deste porte é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma missão muito gratificante”, afirma a diretora geral de produção do Festival, Maria Elita Pereira.

“Estamos falando de um evento que percorre todo o Estado, com mais de 20 seletivas regionais, outras 7 nas mesorregionais e a final, envolvendo logística, produção local, curadoria artística e, principalmente, o cuidado com cada participante. Mas é justamente esse movimento que nos inspira: ver a música catarinense pulsar em cada canto do Estado, revelando novos talentos e valorizando nossa cultura. A equipe está extremamente
empolgada com essa nova edição, especialmente por termos a Música Popular Brasileira como tema”, conclui.

PRESTÍGIO E PRESENÇAS

Além do governador Jorginho Mello e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, acompanharam o lançamento oficial do Festival Santa Catarina Canta, secretários de Estado, o deputado estadual Maurício Peixer, a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, outras autoridades, jornalistas e músicos.
“Trouxe novo ânimo pra seguir a carreira”, diz vencedor do Santa Catarina Canta em 2024
Com 20 anos de carreira cantando pelos palcos de Santa Catarina e do Brasil, o cantor Wesley Bachega, de Rio do Sul, foi o vencedor na categoria geral do Santa Catarina Canta em 2024. Ao relembrar a emoção da noite da final do festival, o artista agradece e destaca o quanto a oportunidade foi importante.

“Pra mim foi uma experiência fora do comum. Eu sempre participei muito de festivais, depois passei a focar nos shows e quando surgiu a oportunidade de participar do Santa Catarina Canta, me inscrevi e fui avançando nas etapas regionais. E graças a Deus ter sido honrado com o prêmio foi ainda mais emocionante, surreal. Já tenho 25 anos de carreira, então ganhar um prêmio desse porte trouxe um novo ânimo pra minha carreira, me motivou novamente pra continuar na estrada”, avalia Bachega.

A noite da final do Santa Catarina Canta em 2024 reuniu mais de 38 mil pessoas na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis e contou com os shows da Camerata Florianópolis e do cantor Michel Teló.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome