
Uma série de eventos e homenagens, vem marcando a semana dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. Além de atos comemorativos nas unidades dos quartéis central e do interior do Estado, a história da corporação foi consagrada em sessão especial na noite de ontem no plenário da Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pelo deputado Sargento Lima (PL), que já prestou serviços na instituição, homenageou 26 personalidades, entre associações e pessoas, que edificaram a história da instituição nestes 190 anos de atuação.
Além do deputado Sargento Lima, que conduziu os trabalhos, a cerimônia contou com a participação do General de Brigada Gelson de Souza, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, do Comandante-Geral da PMSC, Coronel Emerson Fernandes, do secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Pereira Graff, além de demais representantes das forças de segurança da Polícia Militar, familiares e amigos.
Para o proponente da solenidade, desde a sua criação, em 1835, a instituição tem exercido a sua missão de proteger a sociedade, preservar a ordem pública e atuar na base na legalidade e no dever. “A Assembleia Legislativa é a Casa do povo. Aqui dentro é a caixa de ressonância de cada um dos anseios da sociedade. E hoje nós estamos aproveitando para ser realmente a voz do povo e dizer muito obrigado para a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e parabenizá-la pelos seus 190 anos de história por servir nosso Estado com grandeza e empatia”, destacou o parlamentar.
Para ele, a PM é uma das instituições que mais entrega resultados para o povo catarinense. “É uma instituição que trabalha para preservar a vida, preservar o patrimônio do nosso estado. A cada 80% daqueles que resolvem investir em Santa Catarina, investem pelo quesito de segurança. Isso é uma pesquisa recentemente feita”, pontuou.
PROTAGONISTA EM SERVIR
Prosseguir com o protagonismo de salvar e proteger o povo catarinense. Para o Comandante-Geral, coronel Emerson Fernandes, essa é a principal missão da PM. Somos uma instituição consolidada e sólida, que cuida dos catarinenses e que mantém Santa Catarina como o Estado mais seguro do Brasil. A missão da Polícia Militar é continuar protagonista para salvar e proteger o cidadão”, admitiu, destacando que esse reconhecimento do Parlamento marca a história da instituição.
“A Polícia Militar completa 190 anos de existência e o 190, como todos sabem, é o número mais icônico da Polícia Militar, é o número mais simbólico, é o número que salva as pessoas, é o nosso número principal e neste momento, nesta ocasião dos 190 anos, receber essa homenagem na Assembleia Legislativa é mais um ato que entra para a história da corporação”, afirmou. Ele informou ainda que a corporação conta hoje com cerca de 10 mil policiais militares na ativa, cerca de 10 mil policiais militares na reserva, reformados e pensionistas.
“REFERÊNCIA NACIONAL”
Para o secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Pereira Graff, a PM catarinense é referência nacional. “Por isso esse reconhecimento é mais do que justo”, avaliou. Em nome dos homenageados, o Coronel Alessandro José Machado disse que fazer parte da PM de Santa Catarina é uma vocação.
“Estar nessa corporação é missão. Logo que ingressamos, adquirimos uma paixão enorme não apenas pela Polícia Militar, mas por servir a sociedade”, reconheceu. Para ele, a homenagem que celebra os 190 anos da PM promovida pelo Parlamento é um momento único. “Foi uma satisfação, um orgulho. Estamos aqui representando cada policial militar, tanto da ativa quanto da reserva, que diuturnamente protege a sociedade e fez o juramento de defender Santa Catarina, mesmo com risco da própria vida”, afirmou.
HOMENAGEADOS
Comandante-geral da PM/SC, Coronel Emerson Fernandes;
Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa;
Subcomandante geral Coronel Jofrey Santos da Silva;
Coronel Alessandro José Machado;
Subtenente Ivo Restell;
Subtenente Volnei Luiz;
Sargento Onorino José Alves;
Sargento José Pascoalino Lopes;
Sargento Roberto de Ré;
Sargento Valdecir Ribeiro;
2º Sargento Juscemar Ramos;
3º Sargento Cristina Ribeiro;
Sargento Evanio Lopes;
Sargento Jorge Luiz Borges Corrêa Júnior;
Sargento Leandro José da Silva;
3º Sargento Rodrigo Miguel Pereira;
3º Sargento Valdecir Faccio;
3º Sargento Valdirene Camargo;
PM João Alfredo Nascimento;
PM José Neto;
Cabo Emerson Longaretti Soares;
Cabo Richard Ribeiro Castro;
Cabo Carlos Roberto Gorisch;
Cabo Eraldo Carvalho da Silva;
Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina;
Associação dos Praças de Santa Catarina – Aprasc