ALÔ SAÚDE REDUZ EM 95% OS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS EM UNIDADES DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS

A decisão da prefeitura de Florianópolis de adotar de teleatendimento em saúde, principalmente com o movimento intenso de turistas na cidade, foi determinante para diminuir os atendimentos presenciais da unidades básicas. O novo método registrou 95%  dos casos atendidos pelo Alô Saúde Floripa em dezembro. Ou seja, mais de 6.200 atendimentos foram resolvidos somente pelo serviço digital.

Como consequência, o tempo médio de espera para casos não urgentes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, que historicamente possui maior movimento no município, reduziu pela metade quando analisados os meses de dezembro de 2022 e 2023. A redução ocorre, sobretudo, em função das medidas estratégicas implantadas na rede.Outro fator que colabora para os resultados é a ampliação da capacidade de atendimento da UPA Norte, realizada em novembro. A unidade possui o dobro de médicos clínicos, além de novos consultórios para atendimento de emergência.

“A expectativa de maior temporada de verão nos trouxe grandes responsabilidades com o atendimento em saúde. A nossa comunidade se preocupa com a lotação das unidades e os turistas vêm com a expectativa de ter suas demandas atendidas. Por isso, além dos investimentos nas demais pastas, a nossa movimentação em ampliar e aperfeiçoar os serviços de saúde é essencial para o município”, explica o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto

 

 

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