FLORIANÓPOLIS VAI CONTAR COM O PRIMEIRO ENTREPOSTO MUNICIPAL DE PESCADO

Formado através de cooperativa comunitária, Florianópolis, vai contar com o primeiro Entreposto Municipal de Pescados. O novo centro será implantado no bairro João Paulo, por meio de convênio, que será firmado no sábado entre o Ministério da Pesca e a prefeitura da Capital, representada pela secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O entreposto será administrado pela Cooperativa dos Pescadores do bairro João Paulo que contou com a parceria do Sebrae/SC na capacitação dos pescadores para a compra dos equipamentos necessários e acompanhamento das obras.

“Atendendo ao pedido da comunidade da pesca e em tratativas com o Ministério da Pesca, vamos dar esse passo fundamental para estruturar ainda mais a Cooperativa da região, gerando mais renda e contribuindo para a economia local. Temos certeza que fará a diferença no dia a dia dos pescadores, favorecendo a atividade”, afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Juliano Richter Pires.

FESTA DA BALEEIRA

O lançamento do projeto, pela manhã, vai coincidir com a Festa da Baleeira, Com desfile de canoas, música, gastronomia, concurso de tarrafa e outras promoções no trapiche do bairro João Paulo. A festa tem por objetivo conscientizar sobre a preservação da baleeira, tradicional embarcação de madeira do litoral catarinense que aos poucos vem caindo em desuso. Em 2020, o Projeto Baleeira da Ilha lançou o site baleeirasdailha.pmf.sc.gov.br, catalogando as que ainda hoje são usadas em Florianópolis para pesca e passeios.

O evento é organizado pela Associação dos Pescadores do João Paulo e Saco Grande, em parceria com o Projeto Baleeira da Ilha, com apoio da Prefeitura. A Associação de Pescadores do João Paulo pede que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível. Todo o volume arrecadado será doado a instituições sociais de Florianópolis.

O grande desfile de embarcações sai do trapiche do bairro João Paulo às 9h, em direção à Ponte Hercílio Luz, retornando ao ponto de partida. Após o desfile, será realizado o concurso que vai eleger a baleeira mais bonita e mais antiga do evento.

Ainda pela manhã, haverá concursos de jogar tarrafa, de entralhe de tarrafa e outras atividades ligadas à pesca. A programação de shows inicia às 11h e contará com nomes conhecidos na cena cultural ilhoa, como Gazu e Banda. Também serão comercializados alimentos e bebidas por moradores da localidade.

Programação

9:00 – Desfile de Baleeiras
10h – Concurso Baleeira mais bonita
10:30h – Concurso Baleeira mais antiga
11h – Concurso Tarrafa
11h às 12:30h – Regi Barcelos e banda
13h às 14:30h – Gazu e banda
14:30h às 15:30h – Boi de Mamão do Petinho
15:30h às 16:30h – Banda Bom Brother
16:30h às 17h – Papai Noel
17h às 18h – Deh Lemos e banda
18:30h às 20h – Nilêra e banda

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome