SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: SANTA CATARINA CONTA AGORA COM CENTRO DE OPERAÇÕES INTEGRADAS

Com capacidade ampliada sobre situações de emergências, Santa Catarina conta agora com o Centro de Operações Integradas, o COI, da Celesc, inaugurado hoje em Florianópolis pelo governador Jorginho Mello.O novo setor, que recebeu investimentos de mais de R$ 5 milhões, irá reunir, no mesmo espaço, diversas áreas que têm atividades operacionais e de monitoramento, aumentando a eficiência e melhorando as condições de trabalho dos operadores da empresa, representando ainda mais agilidade no atendimento à população.Os serviços serão centralizados em uma estrutura na Administração Central.Também, futuramente, o monitoramento e a operação das barragens de contenção de cheias do Estado também devem passar pelo COI.

A mudança irá englobar os Centros de Operação do Sistema de Distribuição (COSD), responsável pela operação em tempo real do sistema elétrico de alta, média e baixa tensão; da Geração (COG); de Tecnologia da Informação e de Telecomunicações; da Medição (COM); e o Centro de Monitoramento da Infraestrutura (CMI), que prioriza a segurança das edificações da Companhia, além da equipe da Divisão de Automação e Proteção do Sistema Elétrico (DVAS). Até então, essas áreas funcionavam separadamente em seus respectivos setores.

“Para um estado que costuma enfrentar com frequência eventos climáticos faz toda a diferença investir em monitoramento e agilidade no atendimento. Simboliza bem a marca do nosso governo, que é sempre avançar em inovação para dar respostas mais rápidas ao cidadão”, destacou o governador Jorginho Mello.

Já o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, ressaltou que este projeto inovador irá melhorar o diálogo entre as áreas. “O espaço amplia ainda a capacidade de operação principalmente em situações de contingências mais severas, facilitando a gestão de emergências. Além disso, promove automação e eficiência, reduzindo custos operacionais e assegurando um fornecimento estável e confiável de energia elétrica, contribuindo para a manutenção dos indicadores da Companhia”, ressaltou o presidente.

Atualmente, o COM, o CMI, o COSD e o COG já estão em funcionamento no novo espaço. O ambiente integrado também traz diversos benefícios visando o conforto e o bem-estar dos empregados, como salas de reunião e de descanso, área para alimentação e armários individuais.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome