PRIORIDADE EM SEGURANÇA: PALHOÇA DEFINE NOVAS AÇÕES PARA TEMPORADA DE VERÃO

“Realizar uma temporada de verão atrativa e segura, em que possamos receber bem os  turistas e também os moradores de Palhoça que se deslocam para a região dos nossos balneários nessa época mais quente do ano”, foi a mensagem do prefeito Eduardo Freccia ao reunir integrantes do colegiado municipal e de outras forças das áreas de segurança, para definir novas ações direcionadas à temporada de verão e férias em Palhoça.

O verão 2023-2024 em Palhoça, vai ser desdobrado  sob vários atrações, dentre elas, funcionamento de passeios de trenzinho e de buggy. A Praia da Pinheira, uma das mais visitadas, que teve a infraestrutura turística ampliada com a revitalização das duas praças do Centrinho – a inauguração está marcada para o dia 27 de dezembro, quando o local será palco do grande evento de abertura do verão – e com a construção de um deck panorâmico. Ainda na área da infraestrutura, a Prefeitura realizou a repavimentação da Rua Inês Maria de Jesus, que dá acesso ao Centrinho da Guarda.

Além disso, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos têm atuado na limpeza de rios e valas, um trabalho importante para evitar alagamentos em dias de chuva intensa; têm feito um trabalho de manutenção na orla das praias, com a retirada de entulhos e a promoção de melhorias na faixa de areia; e têm realizado paisagismo e manutenção de canteiros e portais. Ainda será feita a montagem de raias para a demarcação de áreas de acesso de embarcações ao mar.

A prefeitura também vai instalar banheiros químicos nas praias e reforçar a sinalização, inclusive com a colocação de placas de advertência, sinalizando a proibição de circulação de animais domésticos na faixa de areia, a proibição de utilização de fogos de artifício com estampido, e a proibição de som alto e churrasco na faixa de areia.

“Como recebemos turistas de muitos lugares, inclusive de outros estados, torna-se ainda mais importante a sinalização”, disse Eduardo Freccia. “Precisamos fazer um trabalho educativo, para conscientizar a nossa população a respeitar as determinações das leis vigentes”, concordou o vice-prefeito Amaro Junior, durante a reunião.

SEGURANÇA OSTENSIVA

A segurança é uma das prioridades da Operação Verão. O prefeito Eduardo argumentou que, a exemplo das últimas temporadas, operações policiais e ações de fiscalização devem ser ampliadas até o final do ano, para evitar problemas e garantir a tranquilidade dos veranistas. “Tivemos temporadas tranquilas nos últimos anos, principalmente por essas operações realizadas. Peço para que a gente reforce essas ações até o final do ano, porque assim, no restante dos meses de verão, tende a ser mais tranquilo. Se faz uma ação bem ostensiva até o final de dezembro, janeiro e fevereiro acabam sendo tranquilos”, explicou o prefeito Eduardo.

Outra medida acordada que reflete a preocupação com a segurança dos visitantes é a limitação de horário de funcionamento para bares e casas noturnas, que novamente terão permissão para funcionar até as 2h – com exceção do réveillon e do Carnaval. “Isso funcionou bem em anos anteriores. O comércio entendeu, apoiou e fez funcionar. Não tivemos reclamação nem da população, que passou a confiar em um horário limite, e nem dos comerciantes, que passaram a ter um tempo a mais para operar em seus estabelecimentos”, ponderou o prefeito.

Eduardo Freccia também propôs à PRF (e posteriormente irá propor à Arteris) a realização de ações preventivas no trânsito na BR-101, otimizando o acesso à Praia do Sonho, no sentido sul, especialmente em dias de tráfego mais intenso (como as vésperas de Natal e de Ano Novo), para aliviar o fluxo de veículos na rodovia federal e evitar congestionamentos no Morro dos Cavalos.

Participaram da reunião com o prefeito, os secretários de Segurança Pública, da Fazenda, de Serviços Públicos e de Infraestrutura e Saneamento, além de representantes da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam), do Procon, da Diretoria do Sul (onde estão localizadas as praias do município), da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, da Samae, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, da Guarda Municipal de Palhoça, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome