CASAN E PREFEITURA FIRMAM ACORDOS PARA ACELERAR OBRAS DE MANUTENÇÃO E SANEAMENTO EM SÃO JOSÉ

As obras de saneamento e de serviços de manutenção e recuperação de vias públicas pela Casan em São José, vão ganhar uma nova dinâmica de atuação e de investimentos. Esses protocolos foram firmados ontem em Florianópolis após reunião entre o prefeito Orvino Coelho de Ávila e o novo presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva. O acordo foi necessário  para corrigir falta de cumprimento de regras do  contrato de concessão pela antiga diretoria da empresa.

Como decisão principal do encontro, as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Potecas, reivindicação histórica da população, vão ser restabelecidas de acordo com o cronograma firmado com a prefeitura no ano passado quando o projeto foi iniciado. A nova estação vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada para garantir a qualidade do efluente tratado e o controle de odores. As obras,  previstas para conclusão no segundo semestre do ano que vem , deverá ser antecipada já que a empresa contratada aumentou o número de operários.

A Estação de Tratamento de Efluentes de Potecas é considerada a maior obra em termos de saneamento básico no Estado, com uma área de 185.151,35 m2, deverá estar concluída em 2024 e representa um investimento de R$ 250 milhões. A nova ETE terá capacidade de vazão média, na primeira etapa, de 600 L/s, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s. Na segunda etapa, serão 800 L/s.

Foi autorizada pela prefeitura também, a retomada das obras da adutora de 600 milímetros que vai atender os bairros Serraria e Barreiros em São José, além do município de Biguaçu. Foi assinado, ainda, um convênio no valor de R$ 3,6 milhões com a Casan,  para  a recuperação das ruas afetadas por serviços de manutenção das redes de água e esgoto.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila classificou como de resultados positivos a reunião com a diretoria da Casan onde foram estabelecidas metas para atender as necessidades do município:“tratamos de vários temas que interessam a cidade de São José, como as ligações da rede de esgoto e água no Solemar, um problema antigo, e vamos trabalhar em conjunto para que possamos encontrar uma solução. O loteamento Solemar, localizado no bairro Jardim Cidade de Florianópolis, está com projetos de regularização para ligação de redes de água e esgoto.

O presidente da companhia, Edson Moritz, também avaliou a reunião como produtiva. “O importante é que a Casan e a Prefeitura botaram as pautas na agenda e agora vamos conversar para construir as soluções em conjunto”. A comitiva liderada pelo prefeito de São José, contou com a presença do vice-prefeito Michel Schlemper, secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, Procurador-geral Leonardo Reis de Oliveira e o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Pedro Paulo.

 

 

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome