SAÚDE DA FAMÍLIA: FLORIANÓPOLIS GANHA AMPLIAÇÃO NOS ATENDIMENTOS MÉDICO E AMBULATORIAL

Com a integração de mais 42 equipes, somando 2.570 técnicos, Florianópolis, dentro do sistema Saúde da Família, está alcançando padrões internacionais de atendimentos  médico e ambulatorial. O selo foi firmado nesta semana,  com a assinatura de nova etapa do programa  Atenção Primária em Saúde com o projeto nacional Mais Médicos.Como consequência, para os pacientes, vai haver ampliação do acesso e menos tempo de espera no atendimento. O evento, além do prefdeito Topazio Neto,  contou com a presença do Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, e do Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio da Costa.

Com os investimentos, a Secretaria Municipal de Saúde aumentará o número de unidades com horário ampliado. Serão 37 dos 50 Centros de Saúde com funcionamento durante 12 horas e equipes completas em todo o período de atendimento. Também haverá reforço nas Equipes Multiprofissionais, alcançando 100% de cobertura nessa área. Os investimentos também contemplam a Saúde Bucal, que passa de 80 para 104 equipes, atingindo 100% da capacidade de cadeiras odontológicas instaladas. O atendimento do Consultório de Rua também será ampliado, além de contar com o acréscimo de odontomóvel.

“Fortalecer o atendimento primário traz diversos benefícios para o município, mas, principalmente, para o cidadão. A proposta com os investimentos é aumentar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde do município, garantindo mais qualidade de vida. Isso porque, no Centro de Saúde, temos o cuidado com a prevenção de doenças, que em estados avançados, requerem muito mais investimento”, finaliza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

SAÚDE PARA TODOS

“A nossa missão é oferecer saúde com qualidade para todos e, para isso, o primeiro passo é fortalecer a nossa Atenção Primária, afinal ela é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Oito em cada dez pacientes que vão até os nossos Centros de Saúde têm seus problemas resolvidos, desde que a unidade tenha profissionais e estrutura adequada para atender”, destaca a Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci.

Essas ações fazem parte do programa “Floripa Mais Saúde”, que já contemplou outras melhorias implementadas anteriormente pela Prefeitura de Florianópolis, como a implantação da telemedicina no Alô Saúde e a inauguração da Policlínica da Mulher e da Criança, por exemplo. Os próximos passos do programa incluem a inauguração do Complexo Integrado de Saúde.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome