PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS INAUGURA OBRAS DE REVITALIZAÇÃO EM RUAS DO CENTRO HISTÓRICO

Dentro de um processo de planejamento e visando oferecer mais conforto de circulação de pedestres e atendimento ao público pelos estabelecimentos comerciais, a prefeitura de Florianópolis, inaugurou ontem, o modelo de revitalização da Rua João Pinto, zona central da cidade. Essa via, contando agora com um moderno calçadão, está no pacote de outras sete ruas do centro histórico que já estão com obras de revitalização em andamento. “Essa revitalização começou com o esforço da Prefeitura em trazer órgãos municipais para melhorar o movimento. E, agora, com uma obra que trouxe mais acessibilidade e mobiliário urbano moderno”, destaca o prefeito Topazio Neto.

O entorno da Praça XV de Novembro, é considerado de grande importância histórica, correspondendo ao núcleo fundacional da cidade. Foi onde o comércio varejista de Florianópolis começou, sendo a Rua João Pinto uma das mais importantes, no século XIX.

As obras no Calçadão da Rua João Pinto buscaram priorizar os pedestres, tal como acontece na Rua Vidal Ramos, também na região central. Neste sentido, foi recuperado o sistema de drenagem, recolocado parte do pavimento de paralelepípedo (após retirada para limpeza) e, para dar acessibilidade, a altura do piso da via foi nivelada às novas calçadas de concreto cobertas por placas de granito que, por sua vez, ficaram no mesmo patamar das travessias de pedestres do mesmo material.

Também foram preservadas partes dos meio-fios de granito, considerados de valor histórico, e colocado mobiliário urbano (bicicletários, bancos de concreto, lixeiras, floreiras e vasos). Bem como instalados balizadores (estruturas tubulares de aço para delimitação do espaço entre a pista e a calçada), principalmente nas esquinas.

REVITALIZAÇÃO SE ESTENDE

As obras na Rua Tiradentes começaram no início de junho e continuam em andamento. Para tanto, ela precisou ser interditada para veículos por cerca de 90 dias. Assim, quem vier da Avenida Hercílio Luz em direção à Rua dos Ilhéus, no entorno da Praça XV de Novembro, deve acessar a plataforma 1 do Terminal Cidade de Florianópolis (paralela ao calçadão da Rua Antônio Luz), que foi liberada para o trânsito.

No geral, a Rua Tiradentes e as demais vias da área a serem beneficiadas com a revitalização – as ruas Arcipreste Paiva, dos Ilhéus, da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, no entorno da Praça XV de Novembro, e a Rua Nunes Machado e o calçadão da Rua Antônio Luz (em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis) – vão receber as mesmas benfeitorias do Calçadão da Rua João Pinto.

E, além disso, terraplanagem onde for necessário para uniformização da altura da pista e da calçada; alargamentos das calçadas e, consequentemente, estreitamentos das pistas; reorganização das vagas de estacionamento onde não for calçadão; implantações de segmentos de ciclovias com placas de granito, e a devida sinalização horizontal e vertical.

De forma complementar, o pavimento asfáltico existente tanto na via em frente à Catedral quanto em trechos de outras ruas será retirado para resgatar ou receber pavimento de paralelepípedo, e que o calçadão da Rua Antônio Luz terá o petit pavê substituído por placas de granito.

O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, informa que, até o momento, na Rua Tiradentes, foi recuperado o sistema de drenagem dos 50 metros iniciais da via. E que as obras têm tido acompanhamento arqueológico, conforme solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações – mesma situação das demais vias. Já no caso do Calçadão da Rua João Pinto, isso não foi preciso.

Nas ruas  Arcipreste Paiva, dos Ilhéus e Nunes Machado vão ocorrer mudanças em vagas para estacionamento. Nas duas primeiras vias, as vagas dos lados opostos ao da Praça XV deixarão de existir para que possa ser dada continuidade às ciclovias das vias. Assim, a ciclovia da Arcipreste Paiva será estendida até o Largo da Alfândega, e a da Rua dos Ilhéus irá ao Terminal Cidade de Florianópolis.

No caso da Rua Nunes Machado, que atualmente tem vagas de estacionamento em ambos os lados da via, passará a dispor do espaço destinado aos veículos somente num lado.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome