EMANCIPAÇÃO: DEPUTADOS PRESTAM HOMENAGENS ÀS CIDADES DE CURITIBANOS E SÃO LUDGERO

As cidades de São Ludgero, no sul do Estado e Curitibanos, na região do Planalto, receberam homenagens nesta semana na Assembleia legislativa, comemorativas ao aniversário de emancipação política.

Curitibanos, a partir de 1700, quando tropeiros procuravam estadias de repouso em suas terras, atravessou movimentos revolucionários como Farroupilha, Federalista e Guerra do Contestado. A cidade tem uma economia diversificada, através de  indústria, comércio, serviços e agricultura. Com a emancipação oficializada em 1869, neste domingo, o município comemora 154 anos.

São Ludgero, em 1870, recebeu as primeiras famílias de colonos alemães e tem como base econômica as culturas de fumo, feijão, milho, frutas e legumes, além da produção agrícola e de gado leiteiro. A cidade, completa nesta segunda feira, 61 anos de emancipação política.

Na sessão de ontem, em plenário, o deputado Nilso Berlanda, PL, lembrou que “Curitibanos se destaca pela pujança da nossa gente. É a terra do tropeirismo; da Revolução Farroupilha; de Anita Garibaldi; da Revolução Federalista; do Monge João Maria; e da Guerra do Contestado. São 154 anos de uma rica história de superação, luta e sacrifício”, declarou.O deputado homenageou todos os que contribuíram para o desenvolvimento de Curitibanos: prefeitos, vereadores, instituições públicas e privadas e os 40 mil habitantes do rico município.

Já o deputado Volnei Weber (MDB), ex-prefeito da cidade, parabenizou os habitantes de São Ludgero pelos 61 anos de fundação:“quero homenagear o município que nasci, cresci e lá prosperei, uma cidade que tenho um carinho imenso, que faz 61 anos dia 12 de junho e que conta com uma população acolhedora e exemplo de desenvolvimento”, afirmou Volnei.

“Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas comprometidas com o desenvolvimento da comunidade e com a construção de uma cidade melhor”, contou Volnei, que parabenizou os empresários, agricultores, servidores da saúde e da educação e os munícipes.

Pepê Collaço (PP), em aparte, também parabenizou os moradores de São Ludgero.“Nós reconhecemos todo o esforço da população de São Ludgero, uma cidade que tem um povo empreendedor e que significa muito para a Amurel”, pontuou Collaço, referindo-se à Associação dos Municípios da Região de Laguna.

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome