PROFESSORES, PAIS E FILHOS COMEMORAM O DIA DA FAMÍLIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SC

Para incentivar e integrar a participação das famílias na rotina escolar dos alunos, as unidades de ensino comemoraram ontem o dia especial da confraternização pautado por inúmeras atividades reunindo pais, filhos e orientadores educacionais da Rede Estadual de Ensino. Esse dia especial, consagrado por lei estadual de 2016, versou sobre Saúde Mental. Essa  legislação é resultado do Movimento Santa Catarina pela Educação, integrado pela Secretaria de Estado da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, as Federações da indústria, comércio, transportes e agricultura.

“O envolvimento das famílias dos estudantes é fundamental para garantir a qualidade de ensino. Os estudantes se sentem mais engajados e podem compartilhar com as famílias os aprendizados e ensinamentos”, disse a  diretora de ensino da Secretaria de Estado da Educação, Sônia Fachini.

Em Joinville, a Escola Básica Gustavo Augusto Gonzaga, promoveu apresentação do coral, atividades lúdicas entre pais e filhos, realizou exposições de carros antigos, colecionadores, e coletâneas de poesias. Além disso, também organizou uma competição de robôs e a segunda edição da feira de empreendedores das famílias de estudantes matriculados na escola. “Acredito que essa participação faz com que a gente consiga compreender e ajudar no dia a dia deles na escola. Essa interação é muito produtiva pras crianças”, afirma Luiz André de Castro Borba, pai de Joaquim Araújo Borba, aluno do quarto ano.

Ainda em Joinville, o  Centro de Educação Profissional (CEDUP), organizou um feirão de empregos, um show de prêmios, levou representantes de universidades e realizou um almoço festivo e uma feira de artesanato para integrar as famílias dos estudantes no dia a dia da unidade. “Nosso papel como entidade educacional é conectar a família ao itinerário formativo para engajar os estudantes para que eles possam contribuir ainda mais com a sociedade”, explicou Daniel de Aviz, gerente de operações do SESI/SENAI.

As ações foram programadas em horários estratégicos para garantir a participação de um maior número de pais e a preservação da rotina de trabalho da comunidade. Quanto mais a escola amplia suas estratégias e capacidade de comunicação, os vínculos de parceria com as famílias contribuem no processo de ensino-aprendizagem.

 

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