EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PREFEITURA E APAE FIRMAM ACORDO PARA AVALIAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM FLORIANÓPOLIS

Como proposição de políticas públicas voltadas à inclusão social, a prefeitura de Florianópolis firmou convênio com a APAE para que  que estudantes da rede municipal de ensino possam ser avaliados por uma equipe multidisciplinar da entidade. Para o prefeito Topazio Neto, a ampliação do serviço de avaliação diagnóstica possibilita a cidade a pensar e propor políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.

Pela parceria, a princípio com validade de um ano, estarão à disposição de crianças, jovens e adultos, com indicativo de deficiência e outros casos, uma equipe formada por pedagogo, psicólogo, psiquiatra, neurologista, assistente social e fonoaudiólogo. O convênio assinado é  de R$ 850 mil e o secretário municipal de Educação, Mauricio Fernandes salienta que o acordo vai ofertar ao estudante que aguarda na fila de espera a oportunidade de participar de atividades complementares que contribuam no seu desenvolvimento e autonomia.

A Gerência de Educação Especial da SME é responsável por coordenar os serviços de educação especial por meio da oferta do Atendimento Educacional Especializado- AEE realizado pelos professores de educação especial, na Salas Multimeios.
A SME ampliou o número de Salas Multimeios e conta com 68 no ano de 2023. São mais de 2.500 estudantes acompanhados pelo AEE nas escolas da rede, distribuídos entre escolas, creches e núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

De acordo com Ana Paula Felipe, gerente de Educação Especial, a avaliação multidisciplinar é complementar e imprescindível para o suporte adequado à pessoa com deficiência, considerando fatores pessoais, ambientais e as definições dos apoios necessários para garantir sua autonomia, participação e bem-estar social.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome